Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 30 de junho de 2015

TERNO DE SANTINHO NA CATEDRAL DE SÃO PEDRO

Vice prefeito Eduardo Lawson,Mestre Jacaré e Padre Rafael Pinto e integrante do Terno Santa cruz
Com a presença do vice-refeito Eduardo Lawson e de Goreti Butierres,representando a Secretaria da Cultura aconteceu na tarde do dia 29,na Catedral de São Pedro,por ocasião da missa celebrada pelo Padre Rahael Pinto ,em homenagem ao Padroeiro do Município do Rio Grande a apresentação do Terno Santa Cruz
Trazida para o Brasil pelos portugueses no início da colonização, a cultura do Terno de Santinho encanta pelo ritmo da sanfona, dos violões e dos pandeiros e tambores, pela cantoria da trova e pela religiosidade.
Para homenagear Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro e São Paulo (dia 29), os grupos se reúnem na casa do cantador, puxador da trova sempre na véspera do dia do santo homenageado, e perto da meia noite visitam as casas da comunidade fazendo serenata,pedindo licença aos donos da casa para entrar e abençoar o lar e a família.Ao abrir a porta o dono da casa da o sinal 'de aceite' o grupo entra levando cerimoniosamente o estandarte do santo,  faz a cantoria da reza e depois inicia a festa para homenagear o santo do dia. Normalmente a festa termina em volta da fogueira com comidas e decoração típica das festas juninas.
Em Rio Grande o Terno de Santinho é bastante vivenciado nas ilhas e no distrito de Povo Novo onde o Terno Santa Cruz há mais de um século é uma tradição passada de pai para filho. Nos últimos 50 anos tem como cantador o Sr. Paulo Pereira, o Mestre Jacaré,(Prêmio Asas - Mestre da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura por iniciativa do Ponto de Cultura ArtEstação) e, que já está ensinando ao seu neto para que a cantoria não se perca no tempo.  
Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria da Cultura traz o grupo para participar da missa que encerra as festividades de São Pedro, na Catedral, realizando um antigo desejo de Mestre Jacaré:" Eu sonhei por muitos anos essa entrada do Terno Santa Cruz na casa de São Pedro é uma honra para mim e para os meus cantadores e cantadoras estar aqui pelo segundo ano seguido.Viemos para abençoar e saímos mais abençoados do quando aqui chegamos"...
O terno Santa Cruz encantou os fiéis que lotavam a Catedral, levando ao conhecimento do público do centro da cidade essa cultura que é desenvolvida no interior do município.
De mãos dadas o público, do centro e do interior, unidos pela fé e pela cultura encerrou com orações e cantoria a tradicional festa do santo padroeiro da Cidade e do Estado.  



domingo, 28 de junho de 2015

VEM AÍ A 2ª JORNADA DE FOTOGRAFIA - DE 1º DE JULHO A 28 DE AGOSTO

No dia 1º de julho, a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini completa 18 anos e para comemorar essa passagem estamos dando início a 2ª Jornada de Fotografia 2015, que tem como tema: Interfaces da Fotografia Digital promovida pela Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, Secretaria de Município da Cultura e com apoio do Arquivo Histórico Municipal, através da Prefeitura Municipal do Rio Grande. A segunda edição da Jornada de Fotografia objetiva integrar esferas da comunidade, propiciando a discussão sobre o aspecto da fotografia através de multifacetadas opções de estudo sobre a mesma.
Atualmente a Fotografia Digital tem incitado a uma série de debates sobre os processos que está disposta a passar desde a captação da imagem até a forma como deve conceber o seu processo de salvaguarda.
Assim, a Jornada deseja integrar a comunidade através de uma ampla programação, que terá Exposição, Cinefoto, Comunicações, Diálogos, Oficinas, Concurso Fotográfico e Palestra como forma de provocar a todos os participantes a uma reflexão sobre o valor visível e invisível atribuído a imagem, desde a forma como ela é prospectada e como isso se ressignifica dentro de um campo de ações, a partir do entendimento de suas interfaces como um processo de informação simbólica.
Dando início à programação da 2ª Jornada de Fotografia, estará aberta à visitação a partir do dia 02/07/2015 às 17h na Galeria de Exposição da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini a Exposição intitulada Retoques, que deseja promover através de imagens do acervo, uma reflexão sobre o advento da fotografia, particularizando o processo de Pictorialismo, também conhecido como Fotopintura, em que se permitiam minimizar os sentidos promovidos pelas técnicas fotográficas e a manutenção da relação entre a pintura e a fotografia, através de retoques.
Ainda no dia 02/07/2015, estaremos lançando o edital do Concurso Fotográfico Verde Que Te Quero Ver, que será aberto à comunidade em geral.
Ainda no mês de Julho será possível conferir, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h, o Cinefoto, onde serão exibidos filmes com a temática sobre Fotografia.
E no mês de Agosto, entre os dias 19 e 21, proporcionaremos discussões acerca das Interfaces da Fotografia Digital, promovendo Comunicações, Oficinas, Momento Diálogos e Palestras.

sábado, 27 de junho de 2015

PALESTRA DO JORNALISTA LUIZ ARTHUR FERRARETO

Dando continuidade a programação da exposição “O Rádio e a Publicidade-100anos de Rodolfo Martensen”, ocorreu na tarde do dia 26, no Salão Nobre, a palestra com o rio-grandino, Luiz Artur Ferrareto. O tema foi "Dos Hertz aos Bytes, um novo velho rádio" no intuito de debater a migração do Rádio AM para FM.
O palestrante é professor do curso de Comunicação Social Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Ferrareto é formado no curso de Jornalismo também pela mesma instituição no ano de 1986, onde também concluiu o mestrado no ano de 2000 e o doutorado no ano de 2005, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação e com isso realiza suas pesquisas em torno da história e futuro dos meios de comunicação, principalmente, o rádio comercial.
Compuseram a mesa de abertura o prefeito, Alexandre Lindenmeyer, a superintendente da secretaria de cultura, Goreti Guterres, diretora do Centro Municipal de Cultura, Janice Ihas, a secretária de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rosane Leite o professor Drº da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Arthur Ferrareto.
De acordo com a superintendente da secretaria de Cultura, Goreti Butierres, “é com imensa satisfação que a secretaria da cultura em parceria com a FURG apresenta a comunidade esta palestra de um rio-grandino que hoje atua em Porto Alegre. Ela acrescenta que “é muito relevante discutir o tema rádio porque a maioria das notícias são transmitidas através do rádio pela agilidade no processo de recepção”.
O prefeito, Alexandre Lindenmeyer agradeceu a presença do palestrante e afirmou “é de extrema relevância a discussão de uma temática de transição como está do AM para o FM e como é necessário pensar nas diversas questões englobadas no meio de comunicação do rádio e a sua própria viabilidade em torno do financiamento entre outras questões”.
Logo após, Luiz Arthur Ferrareto deu início a palestra afirmando que “o rádio conecta as pessoas desde os anos 20”, ele explicou quais são as ideias de rádio que podem ser implementadas no contexto da modernidade e como o rádio possui muitas outras funções entre as informativas. Após criar uma linha de raciocínio para que os ouvintes da palestra possam compreender mais criticamente o funcionamento do rádio, abordou a temática da migração do AM para o FM.
Ao final da palestra, Ferrareto abriu um espaço para que os comunicadores e a comunidade em geral que se fizeram presentes tivessem a oportunidade de realizar perguntas sobre sua palestra, a qual é embasada em suas pesquisas.
Redigido por: Manuela Soares

sexta-feira, 26 de junho de 2015

REUNIÃO COM BANDAS MARCIAIS




Na tarde desta sexta-feira (26) o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Município da Cultura, realizou uma reunião com os representantes das Bandas Marciais das escolas municipais e estaduais com o objetivo de reorganizar um Festival de Bandas. Participaram do encontro o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o Secretário da Cultura, Ricardo Freitas, representantes da Secretaria da Educação (SMEd) e da Associação de Bandas de Rio Grande.
De acordo com Freitas, o objetivo é realizar um diagnóstico de quais bandas estão em atividade e em condições de apresentarem-se e como o Executivo pode ajudar aquelas que  estão sem realizar atividades, além de informar que o processo de repasse de recursos através da SMEd está em tramitação. O secretário afirma que existem planos para eventos voltados às Bandas Marciais,tais como Mostra ou mesmo um Festival..
Já Lindenmeyer demonstrou satisfação em realizar a reunião, e lamentou o pequeno número de Bandas Marciais em atividade. Falou da importância do acesso à música e aos instrumentos como forma de educação e oportunidades ao jovens do Município. “No meu ponto de vista a partir do momento que nos somos governo perder a oportunidade de retomar esse espaço é  um desperdício para a cultura rio-grandina”, afirma o prefeito.
Lindenmeyer salientou ainda a esperança de que o primeiro diálogo não sirva apenas repassar os valores que estão orçados, mas também captar seja por projetos ou com parceria da Secult, os talentos do Município e alavancar novos recursos. “Espero que a gente possa ter uma cidade, de novo, pujante na área das bandas que, no meu ponto de vista, é uma via extraordinária de preservar algo que o Município sempre teve e de forma muito qualificada, com bons músicos”, finaliza.
Na oportunidade o coordenador do Banco Municipal do Vestuário, Pedro Amaral, esteve presente para disponibilizar uniformes que foram doados ao Banco do Vestuário.
Por Débora Klein

terça-feira, 23 de junho de 2015

CONVITE PARA REUNIÃO COM AS BANDAS


AÇÃO EDUCATIVA - "O RÁDIO E A PUBLICIDADE - 100 ANOS DE RODOLFO MARTENSEN

A exposição “O Rádio e a Publicidade – 100 anos de Rodolfo Martensen”, que está acontecendo na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal, recebeu a visita de estudantes da E.M.E.F. Cidade do Rio Grande,  para uma ação educativa com a turma de alunos integrantes do projeto na área de comunicação desenvolvido na Escola. A exposição segue até o dia 30 e as escolas podem agendar suas visitas pelo fone 32.316399, das 13h às  18h30min.
Os estudantes puderam ver a mostra, conferir o estúdio antigo de rádio, montado pelo Museu da Comunicação Rodolfo Martensen, e tirar dúvidas a respeito dos usos dos aparelhos expostos.
Curiosos, mostraram-se interessados por tudo e seguiram a visita deslocando-se até à Rádio Oceano FM, onde foram convidados a conhecer todas as dependências, inclusive o estúdio, participando ao vivo de um bate-papo com o locutor.

domingo, 21 de junho de 2015

sábado, 20 de junho de 2015

26ª FEJUNCA É ABERTA OFICIALMENTE

Apesar na noite fria,centenas de pessoas estiveram presentes na abertura oficial da 26ª FEJUNCA - Festa Junina do Cassino,que contou com a presença do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do Secretário da Cultura Ricardo Freitas,do Secretário do Cassino Paulo Rogério Mattos Gomes e do senhor Aldeney Costa, presidente da Associação Comunitária do Bairro Cassino, além de secretários e vereadores.
Na sua fala,o prefeito Alexandre enfatizou a importância da Festa para a população,já consolidada no calendário de eventos do município,enaltecendo a importância de todos envolvidos no evento,dos trabalhadores das secretarias,dos expositores,dos artistas e do público, que fazem esta festa cada vez mais forte.
Já o secretário Ricardo Freitas, salientou o caráter democrático e popular da festa,que não cobra ingressos, o que permite  o acesso a todos.
A programação cultural da 26ª FEJUNCA iniciou na quinta-feira à noite com a apresentação das bandas Ju And The Hollowheads e Cassino Blues. Na sexta-feira,19,apresentaram-se  os grupos Grupo Musical Estilo Gaúcho, Cia Gênesis de Teatro e Dança com a peça  Casamento na Roça, Grupo Partido Bom e encerrou a noite Grupo com o Musical Tchê.
A organização da Festa tem a expectativa de uma visitação de mais de cinquenta mil pessoas nos quatro dias da festa.


Programação cultural do final de semana:


20/06 sábado
15h-  Demonstração de Ginástica Artística da Esc. Munic. Wanda Rocha;
16h-  Apresentação da Invernada Artística João de Barro da Esc. Est. de Ens.  Médio Silva Gama; 
18h-  Grupo Som da Nova Era
19h30h- Cia de Dança de Salão Robson Porto: Casamento...
21h- Grupo Bando de Coirana;
22h - Grupo Querência
21/06 domingo
14h- Banda Musical Silva Gama;
14h30h- Banda  Musical Wanda Rocha;
Das 15 às 20h-  Mateada Rádio Oceano:
Grupos: Balada Tchê; Nossa Pegada e Mariah.
21h-  Grupo Foliões do Forró.
Artesanato


And The Hollowheads
Cassino Blues

abertura oficial

estrutura da festa

público presente

quinta-feira, 18 de junho de 2015

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "O RÁDIO E A PUBLICIDADE - 100 ANOS DE RODOLFO MARTENSEM"

O Executivo Municipal, por meio da Secretaria da Cultura, inaugurou, na noite do dia (16), a exposição "O Rádio e a Publicidade - 100 anos de Rodolfo Martensen", na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal.
De acordo com o secretário da Cultura, Ricardo Freitas, a iniciativa nasceu da parceria entre a secretaria da Cultura, Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen e o Museu da Comunicação Rodolfo Martensen, da FURG.
O evento foi prestigiado pelo prefeito, Alexandre Lindemeyer, secretários, vereadores, pela reitora da Universidade do Rio Grande Cleusa Dias e representantes da imprensa rio-grandina.
Rodolfo Lima Martensen foi um rio-grandino que se destacou nacionalmente durante o século XX. Em São Paulo, para onde se transferiu por motivo de saúde, trabalhou em rádio, que era sua paixão, mas foi na publicidade que se tornaria famoso. Dirigiu a Lintas Propaganda, uma das gigantes da publicidade da época, com sede em Londres. Em 1952 fundou a Escola Superior de Propaganda e Marketing.
O homenageado também era sobrinho de Dona Inah Martensen, que dá nome ao Centro Municipal de Cultura. A exposição estará aberta à visitação até o dia 30 deste mês.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O EDITAL #JUNTOSPELACULTURA

A Secretaria de Município da Cultura de Rio Grande está repassando o convite a todos os artistas,produtores culturais e comunidade em geral da cidade do Rio Grande e região, para a oficina de capacitação do edital #juntospelacultura que acontecerá na próxima terça-feira,dia 16/05,na Câmara de Vereadores e com a presença do senhor Vitor Hugo,Secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul .


11267457_964748093576784_1543418161413868823_n

O #juntospelacultura é o primeiro edital do Fundo Estadual da Cultura (FAC) da atual gestão e terá investimento de R$ 3 milhões em 67 projetos nas seguintes categorias:
- Apoio à Produção e Inovação Cultural: nesta categoria, será disponibilizado R$ 1 milhão para 20 projetos apresentados por pessoas físicas e jurídicas. No total, 20 projetos de pessoa física de R$ 25 mil cada, e, para jurídica, quatro projetos de R$ 50 mil cada e mais três de R$ 100 mil cada;
- Apoio à Circulação: O Fundo de Apoio à Cultura beneficiará 20 projetos de pessoa jurídica no valor de R$ 50 mil cada;
- Apoio à Programação Continuada em Espaço Cultural: o edital prevê a seleção de 20 projetos de R$ 50 mil cada.
A Oficina de Capacitação acontece das 8h30min às 13h, na Câmara de Vereadores de Rio Grande, situada na Rua General Vitorino, 441, no centro da cidade, com entrada franca.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

OFICINA DE BONECAS MARAFONAS


Na tarde desta quinta-feira (11), o Executivo Municipal por meio da Secretaria de Cultura (SECULT) realizou na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal uma oficina de marafonas. Este evento é integrado à programação do I Portugal em Rio Grande, e tem por objetivo incentivar a reconstituir costumes e práticas lusitanas no Município.
A oficina foi ministrada pela representante da etnia portuguesa, Anna Lucia Morisson, que auxiliou cerca de 15 mulheres na constituição de marafonas, bonecas constituídas a partir de tecidos e madeiras, com o rosto sem olhos, boca ou nariz.
As marafonas são originárias da região do Alentejo, e o motivo pelo qual as portuguesas confeccionavam estas bonecas está na celebração da fertilidade e da felicidade conjugal. A tradição também advém da festividade das cruzes, que é realizada em Portugal no dia (3) de maio.
A programação do I Portugal em Rio Grande continuará até a sexta-feira (19) com as oficinas de bordado em arraiolo, que ocorrerão nas sextas-feiras (12) e (19), na sala multiuso e serão ministradas pela professora de artes plásticas, Léa de Lima. Mais informações e inscrições para oficinas podem ser realizadas pelo telefone (53) 3235-7803.
Redigido por: Manuela Soares

quarta-feira, 10 de junho de 2015

1º PORTUGAL EM RIO GRANDE HOMENAGEIA A CULTURA LUSITANA

Atividades e exposição coletiva de artistas rio-grandinos seguem até sexta








Foi aberta nesta quarta-feira (10), na Sala Multiuso da Prefeitura, a “I Portugal em Rio Grande”. A Mostra está sendo promovida pelo Executivo Municipal, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT). O objetivo do projeto é valorizar e fomentar as ações das etnias que fundaram a cidade de Rio Grande, berço da colonização portuguesa no Rio Grande do Sul.
A abertura do espaço contou com o lançamento do IV Caderno “Portugueses Insulares no Sítio Charqueador Pelotense”, com a roda de conversa “A cultura portuguesa no Município do Rio Grande”, além da abertura oficial da exposição coletiva de artistas locais, intitulada “Entre cores e formas de Portugal”.
Durante a cerimônia, o secretário da Cultura, Ricardo Freitas, parabenizou a toda a equipe da SECULT pelo empenho na organização do evento. “Um dos papéis da secretaria da cultura é incentivar e trabalhar para a preservação das etnias que construíram o Rio Grande e que, muitas vezes, são esquecidas. A principal intenção deste projeto é fazer com que as culturas tradicionais sejam cultuadas, principalmente, pelas novas gerações que aqui estão”, enfatizou.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer saudou os presentes no evento, agradeceu aos expositores pelo belo trabalho e destacou a importância da iniciativa realizada pela SECULT. “Enquanto descendente de portugueses que sou, é com imensa satisfação que vivo este momento. Espero que ações como esta possam ser multiplicadas, para que o nosso povo possa valorizar, cada vez mais, suas raízes e sua identidade”, finalizou.
O português naturalizado brasileiro Pedro Félix Rajão, de 84 anos, prestigiou a exposição. Ele conta que veio ainda criança com a família para Rio Grande. “Em 1945 saí com meus pais e mais dois irmãos da localidade de “Póvoa de Varzim”, região do Porto, onde vivíamos numa colônia de pescadores. Por motivos financeiros, deixamos Portugal para tentar uma vida melhor em terras brasileiras. Depois de adulto, passei a trabalhar com artefatos de pesca na 4º Secção da Barra, onde conheci uma rio-grandina por quem me apaixonei, casei e tive cinco filhos. Hoje sou radialista e apresento um programa que fala da conexão entre Brasil e Portugal”, disse.
O cônsul-honorário de Portugal em Rio Grande, Joaquim Vaz Godinho, agradeceu o convite e falou da escolha especial deste dia, pela SECULT, para a abertura da Mostra. Segundo Godinho, hoje é feriado em Portugal, uma vez que se comemoram, juntos, o “Dia de Camões”, de “Portugal” e da “Comunidade Portuguesa”.
Representantes do Centro Português de Rio Grande, fundado em 1932, estiveram presentes na abertura da Mostra. Dentre eles a “Rainha do Centro Português”, Manuela Soares, que destacou sua satisfação com o projeto: “É de extrema relevância que a secretaria da cultura realize um evento como esse, visando unir os variados segmentos culturais lusitanos. Nós, da comunidade portuguesa, estamos sempre dispostos a apoiar, incentivar e ensinar sobre as nossas tradições”, completou.
Programação
A Mostra seguirá aberta até o dia (19) de junho. Amanhã (11), às 14h, será oferecida ao visitantes a oficina de bonecas típicas portuguesas –marafonas. A oficina será ministrada pela representante da etnia portuguesa em Rio Grande, Anna Morisson.
Nos dias (12) e (19), às 14h, acontecerá à oficina de bordado em “Arraiolo”, que será ministrada pela professora de artes plásticas, Léa de Lima. 
Informações e inscrições para as oficinas, que tem vagas limitadas, podem ser obtidas pelo telefone 3235/7803, com Luciana Gepiak.

Redigido por: Rosélia Falcão

terça-feira, 9 de junho de 2015

EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA RODOLFO MARTENSEM


A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Município da Cultura e do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, em parceria com o Museu da Comunicação Rodolfo Martensen, da Furg, promove a exposição intitulada “O rádio e a Publicidade – 100 anos de Rodolfo Martensen”.
Rodolfo Lima Martensen foi um rio-grandino que se destacou nacionalmente durante o século 20. Em São Paulo, para onde se transferiu por motivo de saúde, trabalhou em rádio, que era sua paixão, mas foi na publicidade que se tornaria famoso. Dirigiu a Lintas Propaganda, uma das gigantes da publicidade da época, com sede em Londres. Em 1952, fundou a Escola Superior de Propaganda e Marketing, uma das principais escolas de comunicação do Brasil.
O homenageado também era sobrinho de Inah Martensen, que dá nome ao Centro Municipal de Cultura. Sendo assim, estas duas instituições se unem para lembrar o nascimento de um filho ilustre do Rio Grande e que deixou uma importante contribuição para a publicidade brasileira. A mostra também contará com peças de destaque do Museu da Comunicação, que conta com um acervo rico em objetos, gravações, discos, filmes e jornais de edições históricas.
A exposição estará instalada na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal, e a abertura será no dia 16 de junho, às 18h30min, permancendo aberta à visitação até o dia 30 deste mês.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

EXPOSIÇÃO "OLHAR IDENTIDADE"

O Secretário da Cultura, Ricardo Freitas, juntamente com a superintendente da Secult, Goreti Butierres  participaram na noite do dia (06), no Ponto de Cultura ArtEstação  que tem sua sede no prédio da antiga estação ferroviária Vila Sequeira, na Av. Rio Grande, 500, no Cassino, da abertura para receber a sua 120° exposição
A coletiva “Olhar Identidade” tem o objetivo de promover o encontro dos fotógrafos Aldivo Mendes, Eliane Macedo, Dulce Mendes, Eron Photos, Mauren Rodrigues, Everaldo Schaun, Maria do Carmo Monteiro, Paula Machado e Tânia Zucchetti.
Os participantes do trabalho têm, pelo menos, três coisas em comum: o amor pela fotografia, o amor pela cidade de Rio Grande, e o uso da fotografia para divulgar as belezas e, até mesmo, algumas inquietudes urbanas. Suas produções são compartilhadas através de redes sociais, atingindo diferentes públicos, e também através de exposições.
O que dá unidade a exposição “Olhar Identidade” é o tema Rio Grande. Cada um que quer de uma maneira mais profissional ou mais sentimental escolhe na cidade lugares de sua predileção para fotografar; e isto, acaba tornando-se um fator de reconhecimento do olhar fotográfico de cada participante, dentro de um espaço de tempo e dentro do universo plural que existe na cidade para ser fotografado.
A abertura da mostra levou até o ArtEstação um número expressivo de visitantes.
 

domingo, 7 de junho de 2015

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA 26ª FEJUNCA






PROGRAMAÇÃO 

QUINTA- 18/06

19H- Cia Teatro do Sol
20h- Ju and the Hollowheads
21h- Cassino Blues
22h- Partido Bom

SEXTA- 19/06

19h- Abertura Oficial
19h30min- Banda Estilo Gaúcho
20h30min- Cia Gênesis Dança/Teatro
21h- Tradição Tchê
22h- Hermes Duran

SÁBADO- 20/06

A partir das 14h- Exposição carros antigos Veteran Car Club
15h- Ginástica Artística- Séries Iniciais- E.M.E.F. Wanda Rocha
16h- Invernada Artística João de Barro- E.E.E.M. Silva Gama
18h- Som da Nova Era
19h30min- Bando de Coirana
20h30min- Cia de Dança de Salão Robson Porto
22h- Grupo Querência (SESC)

DOMINGO- 21/06

14h- Banda Musical E.E.E.M. Silva Gama
15h- Banda Marcial Tradicional Wanda Rocha Martins
15h30min- Mateada Rádio Oceano: com apresentações de Balada Tchê, Nossa Pegada
 e Mariah
21h- Foliões do Forró (encerramento)



terça-feira, 2 de junho de 2015

VEM AÍ O 'QUITANDA CULTURAL"

A Secretaria de Município da Cultura, juntamente com a Secretaria de Município de Desenvolvimento,Inovação,Emprego e Renda e a Diretoria de Arte e Cultura da ProExc- FURG estão em fase de elaboração do projeto Quitanda Cultural,que pretende reunir artesanato, brechós, sebos, antiquários, colecionadores, artistas de rua em uma feira de artesanato e economia popular e criativa.
O projeto está em fase de cadastramento dos interessados para depois então,acontecer uma reunião com os expositores e definir o regimento e data da primeira feira.
Segundo o Secretário da Cultura Ricardo Freitas estas definições acontecerão nas próximas semanas."Estamos projetando um espaço de cultura,de convivência,de geração de renda e alimentação da cadeia econômica da cultura,de fruição de bens culturais,de oportunidades e também,de revitalização e humanização do centro histórico do município".

A feira deverá acontecer no Largo João Fernandes Moreira, entre a praça Xavier Ferreira e a Prefeitura Municipal.
Flyer do Cadastramento

segunda-feira, 1 de junho de 2015

I PORTUGAL EM RIO GRANDE


A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura, promove o I Portugal em Rio Grande, no próximo dia 10 de junho, no Paço Municipal, na Sala Multiuso, a partir das 16h. Farão parte deste dia as seguintes atividades: abertura da exposição coletiva de artistas “Entre cores e formas de Portugal”, roda de conversa “A cultura portuguesa no Município de Rio Grande”, além do lançamento do IV Caderno “Portugueses Insulares no Sítio Charqueador Pelotense”- IHGPEL. Tal iniciativa marca as comemorações referentes ao Dia de Portugal como forma de destacar a importante contribuição cultural na cidade do Rio Grande. O evento é aberto ao público. 

Já no dia 11 de junho será oferecida a oficina de bonecas típicas portuguesas – Marafonas, ministrada pela representante da etnia portuguesa em Rio Grande, Anna Morisson, a partir das 14h, na Sala Multiuso. Também no mesmo espaço, nos dias 12 e 19, às 14h, acontecerá a oficina de bordado em Arraiolo, que será ministrada pela professora de artes plásticas, Léa de Lima.  Informações e inscrições para as oficinas com vagas limitadas, através do telefone 3235780 com Luciana Gepiak.