quarta-feira, 26 de abril de 2017

QUITANDA CULTURAL ABRE EDITAL PARA PRODUTOS ALIMENTÍCIOS


Em coletiva de imprensa realizada hoje pela manhã, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal do Rio Grande, foi anunciada a abertura de um novo edital para a Quitanda Cultural, feira de artesanato e economia solidária organizada pela Secretaria de Município da Cultura.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, a coordenadora do projeto e diretora do Centro de Cultura Inah Emil Martensen, Janice Hias, e o titular da pasta da Cultura, Ricardo Freitas, revezaram-se na apresentação do documento, que dentre outros destaques, possibilitará a comercialização de produtos alimentícios artesanais e orgânicos nas próximas edições realizadas na Praça Xavier Ferreira. De acordo com Freitas, desde a sua criação, ainda em 2015, a Quitanda têm desempenhado um papel importante no fomento do artesanato e da economia criativa da cultura no município. Da sua edição inaugural até então, somam-se aproximadamente 70 expositores, que consolidaram um projeto que promove a ocupação cultural do espaço público, a geração de renda e a valorização do trabalho artesanal em Rio Grande.

Ele conta que o incremento de produtos alimentícios, de caráter artesanal, e de alimentos orgânicos na feira estava sendo estudado há algum tempo e que esta possibilidade qualifica ainda mais o instrumento de cultura.  “Quitanda, como o próprio nome já sugere, dialoga com comida, com gastronomia. Com esta adição estaremos dando um passo muito grande para ampliar a cadeia produtiva da cultura, especialmente, a mais tradicional, que abarca a produção caseira de queijos, compotas, pãos, cucas e demais alimentos”, completou. Na sua intervenção, Hias reforçou as intenções do projeto, o número de vagas, inicialmente serão 10, e a criação de um banco para ocupação posterior. Para ela, “Um aspecto importante da cultura de qualquer cidade é a gastronomia e, em Rio Grande, não é diferente. Temos uma tradição muito grande na produção artesanal e a Quitanda vai ao encontro dessa demanda. Esperamos que a comunidade abrace essa ideia e participe conosco”, disse.

O prefeito, por sua vez, saudou a novidade reforçando a importância da ocupação dos espaços públicos com cultura, como vem ocorrendo em ações como a Quitanda Cultural, na Praça Xavier Ferreira, e do Atelier Livre, no Mercado Público Municipal. As próximas edições da Quitanda Cultural, cuja temática será o Dia das Mães, ocorrerão nos dias 6 e 13 de maio.

O edital, na íntegra, pode ser acessado neste link: https://goo.gl/9YCPsc

terça-feira, 25 de abril de 2017

BIBLIOTECAS DO MUNICÍPIO SÃO CONTEMPLADAS COM O PROJETO ESTANTE DE HISTÓRIAS


A Secretaria de Município da Cultura esteve presente na cerimônia de lançamento do projeto Sacola Literária e Estante de Histórias, através do titular da pasta, Ricardo Freitas.O ato ocorreu na tarde de terça-feira (24), no auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller. 

Os projetos possuem o incentivo da Refinaria de Petróleo Riograndense, que neste ano comemora 80 anos, e são apoiados pela Lei Rouanet de Incentivo à Leitura.  As bibliotecas públicas Amaury dos Santos, Érico Veríssimo e Monteiro Lobato foram contempladas com o projeto Estante de Histórias. A estante é um móvel pensado como peça de apoio aos professores (as) e bibliotecários (as) e contempla 50 títulos infantis, com dois exemplares de cada.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

RIO GRANDE CELEBRA DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18, foi marcado por uma série de atividades na Biblioteca Monteiro Lobato, em Rio Grande. Coordenada pelo Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas da Secretaria de Município da Cultura, a ação teve a participação dos alunos e alunas do quinto ano do Educandário Coração de Maria, e contou com a presença da personagem Dona Benta, interpretada pela bibliotecária Simone Bobadilho. Na companhia da Assessora de Literatura da Secult, Luciana Gepiak, da bibliotecária Elisângela Cardoso e das demais servidoras do espaço de leitura, Bobadilho destacou o universo de Lobato para os presentes, através da contação de histórias e de atividades lúdicas, como a confecção de um mini livro.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

RODA DE CONVERSA MARCA O DIA DO ÍNDIO EM RIO GRANDE


Em alusão ao Dia do Índio, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através de uma ação transversal das secretarias de Cidadania e Assistência Social, Saúde, Cultura e Educação, em parceria com a 18ª Coordenadoria Regional de Educação, com a Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Federal do Rio Grande, realiza mais uma edição do Abril Amarelo.

Para celebrar a data, que alude às lutas em defesa do Brasil indígena e a garantia dos direitos originários dos nossos povos, o Executivo realizará uma roda de conversa no próximo dia 25, com a participação do Neabi/FURG e IFRS, do Grupo de Trabalho de Atendimento as Populações Indígenas (GTAPI) da Prefeitura Municipal do Rio Grande, da Ong Povos Originários e de estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande. A atividade é aberta a comunidade e ocorrerá na Sala Multiuso, andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande, às 18h.

terça-feira, 18 de abril de 2017

CHAMADO PARA SELEÇÃO PRESENCIAL DE CANDIDATOS PARA OFICINA COM O MÚSICO GILBERTO OLIVEIRA


Saiu o Chamado para seleção presencial de candidatos para ocupação de vagas nas oficinas de Violão, Harmonia e Improvisação, com o músico Gilberto Oliveira. Confira se você foi um dos selecionados no link a seguir: https://goo.gl/bgRtlB

segunda-feira, 17 de abril de 2017

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA LEITURA



Confira, abaixo, a programação completa da Semana da Leitura:

Dia 24 de abril (segunda-feira), a partir das 14h - Abertura Dia da Leitura SESI – todas as atividades deste dia acontecerão na Praça Xavier Ferreira. Realização: Secretaria de Município da Cultura, FIERGS/SESI Apoio: Secretaria de Município da Educação, Projeto Socializando a leitura/ILA-FURG, ARVORETECA- SiB- FURG e Grupo teatral Atrás das Cortinas.
·         Projeto Eu amo ler – troca de livros
·         Leia na Praça
·         Intervenção grupo teatral Atrás das cortinas
·         Espaço de leitura para crianças
·         Projeto ARVORETECA - SiB- FURG

Dia 25 de abril (terça-feira) - “Construindo uma história”- atividade realizada com os alunos do SENAI. Realização: FIERGS/SESI Apoio: Secretaria de Município da Cultura, Secretaria de Município da Educação 

Dia 26 de abril (quarta-feira) - III Encontro de Livro, Leitura e Literatura: A temática social nos contos de Hans Christian Andersen - na Livraria Vanguarda (Centro) às 14h. Vagas limitadas, através do email: livroleitura2017@gmail.com Realização: Secretaria de Município da Cultura, Livraria Vanguarda Apoio: Secretaria de Município da Educação, Projeto Socializando a leitura (ILA/FURG), FIERGS/SESI

Dia 27 de abril (quinta-feira) - Ação SESI LÊ “No mundo da fantasia” - Centro Esportivo do SESI, a partir das 14h. Realização: FIERGS/SESI Apoio: Secretaria de Município da Cultura, Secretaria de Município da Educação.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

III ENCONTRO LIVRO, LEITURA E LITERATURA SERÁ REALIZADO EM ABRIL


Será realizado no próximo dia 26 de abril, às 14h, na Livraria Vanguarda, a terceira edição do Encontro Livro, Leitura e Literatura. Organizado anualmente pelo Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas da Secretaria de Município da Cultura (Secult), o evento deste ano abordará a temática social nos contos de Hans Christian Andersen e, além da parceria da Livraria Vanguarda, contará com o apoio da Secretaria de Município da Educação (SMEd), do Projeto Socializando a Leitura, do Instituto de Letras e Artes/FURG, e da FIERGS/SESI.

Para Luciana Gepiak, Assessora de Literatura da Secult, “Trabalhar com os contos de Andersen é percorrer o universo encantador das crianças, mas sem desprezar a realidade social que marca a obra”, salienta.O escritor dinamarquês é reconhecido mundialmente pela sua obra infantil, sendo o autor de textos célebres, conhecidos por crianças e adultos de diferentes gerações, como “O patinho feio”, “A pequena sereia”, “Soldadinho de chumbo”, “A pequena vendedora de fósforos”, entre outros. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail livroleitura2017@gmail.com, com o envio do nome completo, celular e CPF. As vagas são limitadas.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

TABAJARAS RUAS É CONVIDADO PARA PALESTRAR EM RIO GRANDE


O secretário de município da Cultura, Ricardo Freitas, dialogou com o escritor, diretor e roteirista de cinema sul-rio-grandense Tabajara Ruas, no 3º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, em Brasília. Na oportunidade, convidou o autor para uma apresentação, seguida de palestra, do seu mais recente trabalho na área do audiovisual, o filme “Os senhores da guerra”, em Rio Grande. O filme retoma os embates históricos da Revolução de 1923, que dividiu o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Ruas agradeceu a oportunidade e ficou de retornar o pedido, de acordo com a disponibilidade da sua agenda. Atualmente, o escritor trabalha na adaptação de mais um dos seus romances para as telas do cinema, a obra “A cabeça de Gumercindo Saraiva”.

UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS NO MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL


O Atelier Livre do Mercado segue suas atividades de formação em artes visuais no Mercado Público Municipal. Nesta quarta-feira (12) ocorreu mais uma oficina no espaço público de convivência entre artistas e a comunidade rio-grandina, sob a coordenação da Secretaria de Município da Cultura, com o designer, artista e oleiro, Duke Orleans. A atividade contou com a adesão de novos inscritos, que conheceram o local e participaram das ações. As aulas estão sendo realizadas três vezes por semana, segundas, quartas e quintas-feiras, a partir das 14h, com inscrições no local, até quinze minutos antes do início das atividades. Confira, abaixo, os dias e horários de funcionamento:

Segundas-feiras, oficina de mangá, com Luís Gustavo Lexistão, das 14h às 17h30.

Quartas-feiras, oficina de cerâmica e Ikebana, com Duke Orleans e Dulce Mendonça, das 14h às 17h30.

Quintas-feiras, oficinas sobre cultura negra, com Ingrid Costa, das 14h às 17h30.

Maiores informações sobre as oficinas podem ser obtidas pessoalmente na sede do Atelier, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, ou pelo telefone 3233-8467.











terça-feira, 11 de abril de 2017

RIO GRANDE PARTICIPA DO 3º ENCONTRO BRASILEIRO DE CIDADES HISTÓRICAS TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL


O secretário de município da Cultura, Ricardo Freitas, cumpre agenda em Brasília nesta terça (11) e na quarta-feira (12), onde representa o prefeito Alexandre Lindenmeyer no 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

O evento está sendo realizado na Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reúne prefeitos e secretários municipais, de todo o país, para planejar e consolidar ações para a gestão das cidades históricas brasileiras. Neste primeiro dia, além da solenidade de abertura e da participação de debates em torno da questão patrimonial, o secretário apresentou as potencialidades de Rio Grande aos diretores do PAC Cidades Históricas e do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, Robson Antônio de Almeida e Andrei Rosenthal Schlee, respectivamente, que demonstraram entusiasmo com a possibilidade de futuras parcerias. Uma das questões abordadas no encontro foi a necessidade da preservação do patrimônio cultural do município, bem como a possibilidade de transformá-lo em um vetor de desenvolvimento, através de ações transversais, envolvendo outras áreas.

Na sede da CNM, o secretário conferiu a exposição Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, que ressalta o trabalho de restauração de grandes e importantes monumentos históricos do país, com o apoio financeiro do BNDES, entre os anos de 1997 e 2015. Dentre os espaços destacados, no módulo Conhecimento e Memória, estava o Museu da Cidade do Rio Grande.

O 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM).

segunda-feira, 10 de abril de 2017

OCUPAÇÃO CULTURAL DO MERCADO MUNICIPAL

O Atelier Livre do Mercado, espaço de formação em artes visuais, organizado pela Secretaria de Município da Cultura, está retomando as suas atividades, com novos cursos e oficinas, neste mês de abril. A iniciativa visa à ocupação cultural do espaço público e promover a interação e a troca de experiências entre a classe artística e a comunidade rio-grandina. As aulas estão sendo realizadas três vezes por semana, segundas, quartas e quintas-feiras, a partir das 14h, com inscrições no local, até quinze minutos antes do início das ações.  Conheça, abaixo, o perfil dos oficineiros e oficineiras selecionados por meio de edital público pela secretaria. 

DO BARRO À CERÂMICA

Fábio Mafra de Orleans, ou simplesmente Duke, como prefere ser chamado, é designer gráfico, artista e oleiro.
Ministrou a oficina De Argila Barroôco: do barro à cerâmica” no Quiosque da Cultura, entre os meses de janeiro e março deste ano, no balneário Cassino. O artista também participa da Quitanda Cultural, outro projeto da Secretaria de Município da Cultura, onde expõe e comercializa seus trabalhos. Nas suas criações em cerâmica, Duke busca o design contemporâneo, com referências na tradição e na oralidade popular. Sua oficina no Atelier ocorre às quartas-feiras.

UMA FLOR PARA UM MUNDO MELHOR

“É uma energia muito boa, que corre pelas mãos e vai direto para o coração das pessoas”. Assim define Dulce Mendonça a prática de Ikebana, técnica de arranjos florais e de meditação japonesa. Praticante há 14 anos, ela quer ampliar seu conhecimento e compartilhar saberes com as pessoas que frequentam o Mercado Público Municipal. Para isso, conta com a ajuda das flores expostas no Atelier Livre do Mercado – resultado de um trabalho paciente, ministrado com muito amor. “Aqueles que se tocarem com a beleza das flores podem me procurar”, diz. “Estarei no Mercado todas as quartas-feiras para trocar experiências, conversar ou simplesmente contemplar a natureza com outros seres humanos”, complementa. A oficina Sobre a prática de Ikebana ocorre das 14h às 17h30.


CURSO DE MANGÁ

Luís Gustavo Lexistão é ilustrador freelancer, graduado em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Compartilha, ao lado da amiga e companheira de curso, Bruna Ryuki Oshro, o gosto pelo mangá – desenhos e histórias em quadrinhos de origem japonesa. Após a formação acadêmica, ocorrida ainda no ano passado, buscava um espaço para divulgar o estilo e a cultura japonesa no município, que segundo ele, possui um número considerável de seguidores. Seu curso é ministrado todas as segundas-feiras, das 14h às 17h30.

Maiores informações sobre as oficinas podem ser obtidas diretamente na sede do Atelier, no Mercado Público Municipal, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.