Prefeito e Secretário de Cultura prestigiaram o evento
Aconteceu na noite do último domingo (5), em Rio Grande, o “I Toque do Mercado Público”. O ritual foi uma homenagem ao “Bará Lodê” e teve a finalidade de realizar um resgate histórico da religião africana no berço do estado do Rio Grande do Sul, local onde aportaram, no passado, os negros e as negras escravizados, vindos da África. O evento contou com a participação de várias casas de religião de matriz africana do Município.
O Bará Lodê, também conhecido por “Olodê”, é um Orixá guardião. Por ter várias características pertencentes aos homens, Bará se apresenta como o Orixá mais humano de todos os deuses africanos. É um Orixá prestativo e presente, segurando todas as futuras necessidades dos homens. Segundo a tradição africana, é o Orixá responsável pela boa abertura dos trabalhos, para os negócios e as vidas, destrancando caminhos e abrindo portas ou trancando e fechando, dependendo do merecimento e do cumprimento de tarefas pelo responsável.
O secretário de cultura Ricardo Freitas e o prefeito Alexandre Lindenmeyer participaram da cerimônia, ressaltando a importância das manifestações religiosas, mantendo as tradições de cunho histórico e cultural e valorizando a cultura popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário