sexta-feira, 7 de agosto de 2015

QUITANDA CULTURAL INICIARÁ DIA 15/08, APÓS APROVAÇÃO DO REGIMENTO.




Na noite do dia (06), O Executivo Municipal representando pelo secretário da Cultura, Ricardo Freitas, juntamente com a Coordenadora do Projeto, Quitanda Cultural – Feira do Artesanato, Economia Popular e Criativa, Janice Hias, e a representante da secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Elisandra Luvier, apresentaram aos participantes artesãos(ãs) e demais expositores, o Projeto do “Quitanda Cultural”, no Salão Nobre da Prefeitura.
Na oportunidade os participantes aprovaram o regimento do projeto “Quitanda Cultural”, e definiram a data do dia 15 de agosto (sábado), para o início da Feira do Artesanato, Economia Popular e Criativa, que ocorrerá em frente à Prefeitura Municipal, das 10h às 17h.
De acordo com o secretário da Cultura Ricardo Freitas a iniciativa tem por objetivo oportunizar um espaço de divulgação, comercialização e troca, além de valorizar o Centro Histórico do Município do Rio Grande e incrementar oportunidades de lazer, negócios e turismo.  Ele salienta que "a iniciativa do Executivo Municipal pretende valorizar o artesanato, brechós, sebos, antiquários, colecionadores, artistas de rua em uma feira de artesanato e economia popular e criativa".
Segundo Freitas o “Quitanda Cultural” prevê um espaço de cultura, convivência, geração de renda e alimentação da cadeia produtiva econômica da cultura, além de oportunidades e de revitalização e humanização do Centro Histórico do Município para os artesãos e artesãs, e principalmente à comunidade que poderá participar desta atividade prestigiando o "Quitanda Cultural".
Conforme a Coordenadora do “Quitanda Cultural” Janice Hias "o objetivo do projeto é valorizar a cultura da produção artística cultural da cidade do Rio Grande, envolvendo a história e a arte". Ela salienta que as inscrições foram encerradas no dia 24 de julho, e os espaços disponíveis serão demarcados utilizando-se as vagas do estacionamento totalizando 45 espaços, em frente à Prefeitura Municipal, favorecendo aos participantes vender seus produtos sem custo algum.
Hias informou aos participantes: “no caso de haver um número maior de inscritos, ocorrerá uma seleção, que será feita por uma Comissão Técnica formada por representantes da Secretaria da Cultura (SeCult), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda (SMDIER), que integram o Projeto”.
Em tempo...
 - Dias de funcionamento do Quitanda Cultural: todos os primeiros sábados de cada mês, a iniciar no dia 15/08/2015;
- Horário de funcionamento: das 10 às 17h, e contará com um Palco que ficará á disposição para quem quiser recitar um poema, tocar um violão ou até mesmo fazer uma apresentação musical;
- O Quitanda Cultural é isenta de taxas e tributos pela Prefeitura Municipal do Rio Grande.
- A feira acontecerá no Largo João Fernandes Moreira, entre a Praça Xavier Ferreira e a Prefeitura Municipal.
Redigido por: Raquel Carlucho

Nenhum comentário:

Postar um comentário