segunda-feira, 7 de setembro de 2015

PRIMEIRA EDIÇÃO DO 'QUITANDA CULTURAL' FOI UM SUCESSO!







No sábado (5), a Secretaria de Município da Cultura,  realizou a primeira edição do Projeto “Quitanda Cultural - Feira do Artesanato e Economia Popular e Criativa". O evento aconteceu na Praça Xavier Ferreira, ao redor do Chafariz. O projeto tem como propósito criar um espaço de arte, cultura, integração e geração de renda no Município.
O Projeto “Quitanda Cultural” contou com 36 expositores divididos com bancas de artesanato, antiguidades, brechó, sebos, artistas plásticos, bordados, bonecas, panos de prato, recipientes decorados e outros materiais criados com a utilização das práticas artesãs.
Entre os expositores, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) garantiu seu espaço com o “Socializando a Leitura” que é um projeto que visa troca de livros entre cidadãos. O projeto foi criado há quatro anos pelos professores da Universidade, Adriana Gibbon, Arthur Vaz e Mairim Piva que participam de diversas feiras para fornecer visibilidade a sua iniciativa.
A Associação Arte em Evidência e os trabalhos de suas 18 artesãs também estiveram presentes no Quitanda, ilustrando com sua arte a história do Município com artigos que referenciam os Molhes da Barra, o balneário Cassino, os trabalhos trazidos pelos portugueses e o os clubes esportivos da cidade do Rio Grande.
De acordo com o Secretário da Cultura, Ricardo Freitas, “é uma satisfação realizar este evento no entorno da Praça Xavier tendo em vista a harmonia que é criada com o chafariz, com as árvores que se enquadram no contexto do Quitanda”. Ele salienta que “a maioria dos expositores está satisfeita com o espaço e posteriormente será realizada uma reunião para a avaliação da primeira edição da quitanda”.
Artesã há mais de 20 anos, Alice Kanishi Britz relata que “a iniciativa da criação da quitanda cultural é extremamente positiva, pois resgata o valor dos trabalhos desenvolvidos pelas artesãs do município”. E acrescenta que “é uma incentivadora da arte e participa de outras iniciativas da Secretaria da Cultura, como o Artesanato Papareia”.
Conforme o eletricitário, Gustavo Trindade, “a criação deste espaço cultural para o comércio de artesanato é uma iniciativa relevante, pois é uma oportunidade para a geração de renda as artesãs do Município”. Ele salienta: “a localidade escolhida para a realização do evento é apropriada pela questão das bancas ficarem acomodadas adequadamente para o comércio”.
 As próximas edições do Quitanda ocorrerão na mesmo horário das 10h às 17h nos primeiros sábados dos próximos meses. É válido salientar que o Quitanda Cultural é isento de taxas e tributos pela Prefeitura Municipal do Rio Grande.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário