terça-feira, 7 de novembro de 2017

PEÇA INFANTIL O CAVALINHO AZUL É DESTAQUE NO TEATRO MUNICIPAL


Cerca de 260 crianças estiveram no Teatro Municipal do Rio Grande, equipamento cultural da Secretaria de Município da Cultura, na tarde da última segunda-feira (6). O espetáculo infantil ‘O Cavalinho Azul’ foi apresentado pelo Grupo pedrosoriense de Teatro ‘Sátiros do GV’, com patrocínio da QGI Brasil e apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação. 

De acordo com a diretora do Teatro Municipal, Jane Borghetti, “estas parcerias são extremamente positivas, além de um incentivo para todos; para os artistas, que têm o espaço para mostrar o seu trabalho; para o Teatro, que a cada dia amplia sua rede de contatos; e para a iniciativa privada, que pode confiar em investir em projetos assim. Para isso, precisamos que os grupos nos procurem e façam propostas. Nossas portas estão abertas”, disse.

O Cavalinho Azul é um clássico do teatro infantil escrito em 1960 por Maria Clara Machado (fundadora da escola de teatro Tablado, no Rio de Janeiro). A peça conta a história do menino Vicente que deixa sua casa no interior do sertão e sai em busca do cavalo que havia sido vendido por seu pai. Em sua busca, Vicente percorre o Brasil, faz amigos e vive várias aventuras. A trama é conduzida por um personagem misterioso chamado João de Deus, que acompanha e história do lado de fora, ajuda na troca dos cenários e por vezes contracena com Vicente e os demais personagens. O Cavalinho Azul enfatiza a luta de um menino para manter viva a imaginação infantil e a importância de ver o mundo de um modo diferente e acreditar realmente no que vê.

Segundo Auta Inês Lucas d’Oliveira, diretora dos Sátiros, “essa apresentação tem uma importância enorme para o grupo, principalmente pelo fato de muitos deles estarem entrando em um teatro de verdade pela primeira vez, assim como muitas das crianças que vão nos assistir. Em Pedro Osório não dispomos de um aparelho como este e nossas apresentações geralmente acontecem em espaços improvisados, como ginásios, clubes e pátios de escola”, salientou. “Agradecemos muito à administração do Teatro Municipal do Rio Grande por nos receberem tão bem e principalmente à empresa QGI Brasil, que através de seu patrocínio nos proporcionou esta rica experiência, compartilhada com a acolhedora plateia riograndina!”, acrescentou Auta Inês. 

O grupo de teatro ‘Sátiros do GV’ , formado por alunos e ex-alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Pedro Osório, tem como objetivo principal difundir a arte do Teatro entre crianças de escolas públicas, aquelas que não teriam acesso a espetáculos teatrais se não fosse através de iniciativas como esta. Fundado em 2012, atualmente realiza a sua quinta produção, levando suas apresentações gratuitamente para centenas de crianças a cada ano. Nesta trajetória, já realizaram espetáculos em Pelotas, Jaguarão, Herval, Pinheiro Machado, Bagé, Cerrito e sua cidade de origem, Pedro Osório. Esta foi a primeira apresentação do Grupo em Rio Grande. Após o espetáculo, com transporte cedido pela QGI Brasil, a trupe prestigiou as atividades da 2ª Noite do Centro Histórico do Rio Grande, evento no qual puderam conhecer mais sobre a memória do Município. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário