quinta-feira, 25 de outubro de 2018

VOCÊ ME CONHECE?



Alice Lyuba Duprat

Conhecida como Lyuba Duprat, nasceu em Rio Grande no ano de 1900. Dedicou grande parte da sua vida ao ensino da língua francesa e história da arte.
Filha do médico Augusto Duprat, em 1912, foi enviada a França para estudar a sua “língua natal”. Retornou ao Brasil em 1916, trazer traços da cultura europeia. Uma apaixonada por dar aulas, era dedicada na sua profissão além de rigorosa com seus alunos. Lecionou até perto do seu leito de morte.
Ganhou dois prêmios como professora que deu aula por mais tempo, o registro no Livro de Recordes brasileiro e o título de Doutora Honoris Causa, pela FURG.
Segundo Ézio Bittencourt no seu livro Da Rua ao Teatro, “as aulas de francês – ou seria melhor, as lições de vida em francês, intensificavam o gosto pela história da cidade”.
O lugar em que ministrava as aulas estava cheio de objetos que faziam  parte de sua vida. Mademoiselle, como era chamada, tinha uma forte ligação com os objetos que a cercavam, cultivando assim a cultura material. Graças a isso, vários objetos e fotografias foram doados ao Museu da Cidade do Rio Grande e a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Outros foram repassados aos parentes, além de alguns para antiquários para pagar as despesas post mortem. Morreu de complicações da idade em 1994.
Em 1995, foi inaugurada a Sala de Documentação Lyuba Duprat, na FURG.




Para saber mais...

Nery, Olívia Silva. Objetos, Memória e Identidade: a História de Lyuba Duprat.




Nenhum comentário:

Postar um comentário