quinta-feira, 11 de outubro de 2018

VOCÊ ME CONHECE?





Ernani Guaragna Fornari

Nasceu na cidade do Rio Grande em 15/12/1899. Cursou Humanidades no Instituto Brasileiro, em Porto Alegre. Foi Auxiliar de Farmácia, serviu ao Exército e chegou a cursar Direito na Faculdade em Pelotas, sem chegar a concluí-lo. Dedicou-se ao Desenho e Ilustração sob os pseudônimos de Xisto, Fabius e Neno.
Em Pelotas, fez parte da redação da Gazeta Mercantil, foi diretor da Biblioteca Pública e também foi Secretário do Município. Em Porto Alegre, dirigiu a revista Máscara.
Trabalhou nos jornais A Federação, Diário de Notícias, Jornal da Manhã e na Revista do Globo.
No Rio de Janeiro, foi Secretário da Agência Nacional e funcionário do Departamento de Imprensa e Propaganda, durante o governo de Getúlio Vargas.
Foi diplomata, poeta, cronista, comentarista, jornalista, contista, romancista e teatrólogo. Em 1960, aposentou-se do Serviço Público Federal e dedicou seus últimos anos à revisão de sua obra literária. Faleceu em 08/6/1964 em Petrópolis e foi sepultado no Rio de Janeiro. No ano de sua morte, as Câmaras Municipais de Rio Grande (no Bairro Lar Gaúcho) e Pelotas deram seu nome a ruas dessas cidades.


Para saber mais...
ADRIANE ANGHEBEN EITELVEN O PAMPA ALÉM DAS FRONTEIRAS: IDENTIDADE E REVOLUÇÃO EM SINHÁ MOÇA CHOROU, DE ERNANI FORNARI. https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/248/Dissertacao%20Adriane%20A%20Eitelven.pdf?sequence=1
Neves, Décio Vignoli das Neves. 2º Tomo. Rio Grande, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário