Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ESPAÇO PÚBLICO,CULTURA E ARTE:SALA MULTIUSO RECEBE EXPOSIÇÕES MENSAIS

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura do Município (SeCult), dispõe de uma Sala Multiuso localizada no prédio da Prefeitura Municipal, que recebe durante o ano, exposições voltadas á áreas como artes visuais, fotografia, cerâmica e outras mostras artísticas. O espaço é coordenado há dois anos por Cássio Pinheiro, Técnico em Artes Visuais da SeCult.
As exposições chegam até o espaço através de um edital anual de ocupação, onde os artistas podem inscrever-se e anexar os documentos necessários. O espaço é cedido tanto para artistas individuais como para um grupo de artistas. As visitações podem ser realizadas no período da tarde, de segunda à sexta-feira das 13h às 18h.
Entre temáticas sociais, políticas e criacionistas, a Sala Multiuso recebeu neste ano um número significativo de demandas para exposições. No último mês, a exposição “Luz”, da artista iraniana Shila Khodaparast, trouxe a Invisibilidade Social de sua terra natal como temática. Até amanhã, estão disponíveis para visitação os quadros produzidos por alunas e alunos da Escola Belas Artes, de Rio Grande. A exposição tem como título ‘Open Art’.





Confira a programação para os próximos meses:
De 6 a 27 de Setembro
Em parceria com o Centro Municipal de Cultura, a exposição “Pintura para os olhos e para dar nas cabeças”, com temática surrealista, do artista Carlos Medeiros. Abre às 18h com apresentação da banda Paola Kisrt e Kiai e do ator Conrado Wesley.
Outubro
Exposição do artista porto-alegrense Lucas Stuczynsky, residente em Rio Grande, com desenho em Grafite nos painéis móveis da Sala Multiuso.
Novembro
A artista Rosali Colares expõe obras em estilo de Caricaturas.
Dezembro
Mostra Coletiva “Arte e Resistência em tempos de retrocesso”, com autoria de alunos de escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd).

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

INSCRIÇÕES ABERTAS!

O Atelier Livre do Mercado está recebendo mais um artista para ministrar oficinas de Artes Visuais,resultado do último edital de ocupação artística para este equipamento cultural.
Paulo Albernaz,licenciado em Artes Visuais pela FURG e escultor/modelador estará ministrando nas próximas quartas-feiras pela manhã Oficinas de Modelagem em Argila Oleosa.

Contato com o próprio artista ou pelo telefone do Atelier Livre do Mercado 32338467.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

SEXTA É DIA DE ENTALHE EM MADEIRA NO ATELIER LIVRE DO MERCADO






O Atelier Livre do Mercado, espaço cedido pela Prefeitura do Rio Grande, para que artistas de diversos setores pratiquem e exercitem os seus talentos, recebe todas as sextas-feiras o professor Paulo R. Farias e seus alunos, Miro de Oliveira e o professor aposentado Gabriel Diogo, também artistas.
No início, Paulo ensina aos alunos noções mais básicas sobre o entalhe em madeira, desde a utilização do MDF, um papelão prensado, até alguns tipos de madeira mais consistentes. "Como o MDF é um material mais macio, temos que ter mais cuidado ao usar. O ideal é, depois de pronto, colorir ele. Já com a madeira podemos usar mais força, por ela ser mais dura, buscando suas veias; após, envernizar ela", destaca.
Com a evolução dos trabalhos, consequentemente a convivência entre eles, o professor Paulo expõe a eles noções que vão além dessa arte em madeira: "Através dessas cópias, reproduções, como das obras da Tarsila do Amaral, e a possibilidade de interagir com as telas, percebemos a importância social que esse trabalho tem, a narrativa que constrói".
Para um rio-grandino, que trabalhou durante anos como Mecânico Ajustador na Marinha e ainda exerce esta profissão, "nós somos eternos professores e aprendizes. A convivência aqui entre nós, e na vida de alguém é sempre evolutiva. A arte, o que nos une, é uma inspiração pra vida, algo que vem de dentro de nós. E quando há essa sintonia entre os artistas, entre você e o criador, tudo acontece", finaliza Paulo.
Gabriel Diogo, um dos alunos e amigos de Paulo R. Farias, conta que para ele, a arte vai além de lazer, boa convivência. "É como uma terapia. Chego aqui na sexta e já fico pensando como será na próxima sexta". À partir disso, os alunos de entalhe em madeira convidam a todos os interessados em fazer aulas, para que participem, e aos que desejarem colaborar com o projeto, basta entrar em contato, ou aparecer no Atelier Livre do Mercado.
Assessoria de Comunicação/PMRG

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

VOCÊ ME CONHECE?














Brigadeiro José da Silva Paes

Militar, engenheiro e administrador colonial português, foi fundador do atual município do Rio Grande. Mandou edificar o Forte-Jesus-Maria-José ( no Porto ) e a Fortificação de Nossa Senhora de Santana do Estreito ( imediações da atual Hidráulica ).
No século XVIII, Portugal tinha interesse na ocupação e povoação do Brasil Meridional e o Brigadeiro José da Siva Paes foi o responsável por garantir a defesa e povoamento desta faixa de terra extremamente hostil.
Ficou conhecido por fundar a cidade de Rio Grande,por ser o primeiro governador da Capitania de Santa Catarina. e assegurar os domínios de Portugal no sul do Brasil.

Nasceu em  Lisboa em 25/10/1679,onde também faleceu em 14/11/1760 aos 81 anos.




Homenagens:

Av. Silva Paes
E.E.E. Médio Brigadeiro José da Silva Paes
Sala de Obras Raras – Biblioteca Rio-Grandense
Grupo Escoteiros Silva Paes
Ordem de Silva Paes








quinta-feira, 23 de agosto de 2018

V SEMINÁRIO PARA PENSAR A PESQUISA HISTÓRICA



Na tarde da ultima quarta-feira (22), aconteceu o primeiro dia de atividades do V Seminário Internacional Para Pensar a Pesquisa Histórica, realizado pela Biblioteca Rio-Grandense, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura (SeCult) . Nesta edição, o evento conta com diversos pesquisadores da região e do exterior para discutirem da temática “Fontes Históricas”. As atividades têm continuação nesta quinta (23) e sexta-feira (24) e acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca.
Cerca de cem pessoas, entre estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, prestigiaram o primeiro dia do evento, realizado no Salão de Leitura da Bibliotheca Rio-Grandense. O seminário continua até a próxima sexta-feira, confira a programação abaixo:
23 de agosto (quinta-feira):
14h30 – Palestra: Harmonizar História e Música: contexto e constestação na Banda Plebe Rude (1981 – 1988 ) – Juarez José Rodrigues Fuão (FURG)
16h30 – Palestra: Historia e fontes: que História... que fontes... - Jussemar  Weiss Golçalves (FURG)
18h30 – Palestra: Da informalidade ao rigor respeitoso: a interpretação paleógrafa na leitura de manuscritos – Anselmo Alves Neetzo (FURG)
24 de agosto (sexta-feira)
14 – Palestra: Mary Shelley: Frankenstein, o mito e o monstro – Isabel Lousada (Universidade Nova de Lisboa) – por videoconferência
15h30 – Mesa-Redonda: Imprensa literária: História e Literatura – Francisco das Neves Alves, Luiz Henrique Torres e Mauro Nicola Póvoas (FURG)
17h – Palestra: A questão das fontes na pesquisa qualitativa: o desafio das diferentes linguagens – Grupo de Pesquisa Ribombo – José Vicente de Freitas, Felipe Nóbrega Ferreira, Gabriel Silva e Rachel Aline Munhoz  (FURG)
18h30 – Encerramento
Assessoria de Comunicação/PMRG

ATELIER LIVRE PROMOVE OFICINAS DE CERÂMICA ÀS QUARTAS-FEIRAS









O Atelier Livre do Mercado é um espaço de formação em artes visuais, localizado no interior Mercado Público, sob a gestão da Secretaria de Município da Cultura.  O espaço público é ocupado às quartas-feiras pelo grupo Panela d'Expressão, com a oferta de oficinas de cerâmica. Coordenado por Waldo Gouveia, formado em Artes pela Ufpel, de Pelotas, as aulas ocorrem em parceria com um projeto de extensão da FURG. "A Cerâmica é um material simples, e ao mesmo complexo de se finalizar, no entanto, qualquer pessoa é bem-vinda e está apta para aprender conosco", comentou Waldo. 
Segundo Duke Orleans, integrante do grupo e artista que também ocupa o espaço do Atelier, "existem dois módulos no curso: um que busca produzir peças mais utilitárias e outro peças artísticas. Essas, buscam provocar as pessoas quanto à importância da arte pública, dos escritores,  da cultura e das características do município, como a a pesca". A matéria-prima utilizada pelo grupo vem de parcerias estabelecidas por eles ao longo dos anos. "Muitos materiais como a lama, própria aqui de Rio Grande e a Argila, podem vir de Santa Catarina, São Paulo e Novo Hamburgo. Em geral, os alunos trazem os materiais que irão utilizar, e nós fornecemos a matéria-prima", afirma Waldo Gouveia.
As pessoas que estiverem interessadas em participar das oficinas, podem se inscrever através do site www.sinsc.com.br

terça-feira, 21 de agosto de 2018

TERÇA É DIA DE PINTURA À OLEO E COLAGEM NO ATELIER LIVRE






O Atelier Livre do Mercado é um espaço de formação em artes visuais, localizado no interior Mercado Público, sob a gestão da Secretaria de Município da Cultura. reúne às terças-feiras o grupo Amigas Pintoras – Yvanoska Leandro. Entre pincéis, tintas e boa conversa, o grupo se reúne há mais de 25 anos; no Atelier Livre do Mercado, desde agosto do ano passado.
As Amigas contam que no início, não havia um espaço onde pudessem praticar a pintura, ou colagens, e as reuniões aconteciam na casa de uma ou outra, posteriormente no Atelier Belas Artes. Com a mudança de endereço desse Atelier, que fica na contramão para a maioria, viram no espaço do Atelier Livre uma melhor oportunidade.
“O grupo já foi maior, chegando a 15 de nós. Hoje algumas não estão mais, por motivo de doença, outras morreram. Mas é o que gostamos de fazer”, afirma Cleci Azambuja, umas das integrantes do grupo, composto na sua maioria por professoras aposentadas e amigas que dividem seu tempo em busca do prazer de pintar e de boas conversas. “Hoje somos entre 6 e 7, e têm espaço para mais pessoas”, finalizam. O Atelier Livre do Mercado está localizado na banca 7 do Mercado Municipal, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O contato do equipamento de cultura é o 3233-8467.

ENCONTRO COM ESCRITORES

No próximo dia 29 de agosto haverá um Encontro de Escritores construído por várias entidades do segmento  para discutir a literatura em Rio Grande. A Secretaria de Cultura apoia o evento através de seu Núcleo de Livro,Leitura,Literatura e Bibliotecas Públicas.



EXPOSIÇÃO DITADURA, OPRESSÃO E TORTURA - O PODER DOS FRACOS


A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura e do Centro Municipal de Cultura, convida para a abertura da exposição coletiva “Ditadura, opressão e tortura, o poder dos fracos”,  que acontecerá dia 30 de agosto,  às 19h, no Camarim Arte&Cultura, na rua Itaqui , 341, Cassino.

A mostra terá trabalhos de 14 artistas, com diferentes técnicas, como desenho, pintura e gravura, todos com o tema da ditadura  e a atual política brasileira como eixo central da criação.Santiago, Edgar Vasques, Leandro Hals, Canini, Alice Porto, Carlos Latuff, Kayser, Vera Rotta, Alexandre Lettnin e Eugênio Neves são os artistas que enviaram seus trabalhos e participarão da exposição. Da nossa cidade, contaremos com trabalhos de Jarbas Macedo, Lidiane Dutra, Carlos Medeiros e Xênia Veloso.

Na abertura, uma performance com direção de Conrado Wesley e atuação de Cauã Kubaski, Lara Bittencourt, Melissa Velasques, Carolina Tavares e Jéssica Cardoso trará os textos de Eduardo Galeano com o título “La Loba- uma homenagem a Elisa Calvete.

O último espetáculo dirigido por Elisa Calvete já demonstrava a preocupação do cerceamento da liberdade e da perseguição política através dos textos de Galeano. Após três anos da sua morte, o Brasil enfrenta problemas, mas é necessário que se busque mais justiça, paz social, empatia e respeito à democracia.

A arte provoca, transgride e cumpre seu papel de expressar as contradições do seu tempo.

A exposição ficará aberta à visitação até o dia 05 de outubro nos horários de funcionamento da casa.

ATELIER LIVRE

 Atelier Livre oferece Oficinas de desenho nas segundas-feiras
















O Atelier Livre do Mercado é um espaço de formação em artes visuais, localizado no interior Mercado Público, sob a gestão da Secretaria de Município da Cultura. Através de edital público disponibilizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, o Atelier é utilizado por artistas para ministrarem as oficinas, no campo das artes. No mesmo espaço, também funciona uma Biblioteca, no período da tarde, com livros sobre artes para consulta pública de estudantes e da população em geral.
Às segundas, das 14h às 17h, funciona a oficina de Desenho e Histórias em quadrinho, ministrada pelo professor Luiz Lekston, formado em Artes Visuais pela FURG. A oficina tem três módulos: básico, intermediário e avançado, com turmas que duram até quatro meses. 
Segundo o artista, o objetivo das suas oficinas é proporcionar aos alunos novas visões de mundo, com espírito crítico sobre os temas atuais, além de estarem num local que os cative e os inspire. Além da Arte, as aulas de desenho sempre convergem entre Filosofia, Sociologia, Educação e outras áreas.
Conheça a programação semanal do Atelier Livre:
Segunda-feira (das 14h às 17h30)
Oficinas de Desenho da Cultura Oriental
Luiz Lekston
Terça-feira (das 14h às 17h30)
Pintura em Aquarela e Desenho de Observação
Rudnei Alves
Quarta-feira (das 14h às 17h30)
A Arte do Barro
Coletivo Panela D'Expressão
Quinta-feira (das 14h às 17h30)
Teoria e prática da Pintura Acrílica
Larissa Krass e Pablo Pinho
Sexta-feira (das 14h às 17h30)
Paulo Farias
Entalhe e Pintura em Madeira
Assessoria de Comunicação/PMRG

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

3º FESTIVAL DE BANDAS ZECA LANGONE

A Prefeitura Municipal,por meio da Secretaria de Município da Cultura está apoiando a realização do 3º Festival de Bandas Zeca Langone.
O Festival é organizado pela Banda Wanda Rocha e acontecerá no próximo dia 26 de agosto no Partage Shopping Rio Grande.

Não perca!


Confira a ordem de apresentação das bandas:

PROGRAMAÇÃO

14h00min - Abertura do oficial evento.

14h05min – Banda do Corpo de Fuzileiros Navais de Rio Grande.

14h30min – Banda Marcial Helena Small – Rio Grande, RS.

14h55min – Banda Marcial Silva Gama – Cassino, RS.

15h20min – Banda Marcial Alfredo Ferreira Rodrigues – Povo Novo, RS.

15h45min – Banda Marcial Infantil Monsenhor Gautsch – São Lourenço, RS.

16h10min – Banda Marcial França Pinto – Rio Grande, RS.

16h30min – Intervalo.

16h45min – Banda Musical Gioacchino Rossini – Rio Grande, RS

17h10min – Banda Marcial Marechal Mascarenhas de Moraes – Rio Grande, RS.

17h35min – Banda Marcial Sant´Ana – Rio Grande, RS.

18h00min – Banda Marcial Monsenhor Gautsch – São Lourenço, RS

18h25min – Banda Marcial Wan – Bagé, RS.

18h50min – Banda Marcial Tradicional Wanda Rocha – Cassino, RS.

19h15min – Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada – Pelotas, RS.

19h40min – Execução da peça “Cold Hearted” com todas as corporações. 

VEM AÍ...


quinta-feira, 16 de agosto de 2018

PATRIMÔNIO EM CENA



O evento, que iniciou nesta quarta-feira e encerra na sexta-feira, 17, Dia do Patrimônio, conta com uma programação variada de palestras, exposições e visitas guiadas ao prédio da Prefeitura do Rio Grande, equipamento público que serviu de referência para a promoção do evento. Para os organizadores, a ideia é suscitar o debate na comunidade, uma vez que o patrimônio é um conjunto de todos os bens, tanto materiais quanto imateriais e quer-se, com isso, promover a salvaguarda destes, a sua transmissão simbólica e o entendimento do seu valor diante de um passado-presente.
Confira a programação a seguir, ou acesse site do evento:  https://patrimonioemcena.wixsite.com/meusite.
Programação:
15 de agosto:
15h – Abertura Oficial
16h – Apresentação de Vídeo
16h30 – Palestra com Simone Back Prochnow | Heterocronia na Arquitetura - o Projeto como Viabilizador do Patrimônio e de seu Entorno.

16 de agosto:
14h30 - Palestra com Simone  RassmussenNeutzling | A valorização da Memória e do Patrimônio através do Inventário.
15h45 - Palestra com Renata  Ferrari  Curval | Azulejaria Portuguesa e seu Contexto Patrimonial.
17h - Palestra com Clarice Ficagna | Verdades e Mentiras dos projetos de incentivos fiscais

17 de agosto:
14h30 - Palestra com Isabela Fernandes Andrade | Acessibilidade e Patrimônio
15h45 - Mesa Redonda Educação Patrimonial | Núcleo de Educação Patrimonial – SMED/PMRG - Fátima Barboza (Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial) e a professora Michele Coelho Salort com a fala: AVArtea - Aproximações entre Patrimônio e Pertencimento no Município do Rio Grande/RS.
17h - Palestra com Darlan de Mamann Marchi | Do material ao imaterial: as nove décadas de ações patrimoniais em São Miguel das Missões e os usos do passado jesuítico-guarani.
18h - Apresentação artístico-cultural

Exposições:
Artista: Fototeca Municipal Ricardo Giovannini
Exposição: #desconecte
Local: Galeria de Exposições Permanente da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini - andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS.
Visitação: De 14/05/2018 à 14/09/2018.
Horário: 13h00 às 18h30
Observação: Para visitação em outros horários é solicitado um agendamento prévio, pelos telefones: 53 32338408/32338409 ou pelo email: fototeca.rg@gmail.com.
Artista: Open Art
Exposição: Grupo Independente de Artistas da Cidade de Rio Grande
Exposição: Local: Sala Multiuso - andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS.
Visitação: De 03/08/2018 à 31/08/2018.
Horário: 13h00 às 18h00
Visita Guiada ao Prédio da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS - Agendamento
Contato: Telefone: 32338408 ou Email:  | Período: de 16 a 31 de agosto.