Aconteceu no sábado,30/05,mais um Fórum Regional de Cultura, "Territórios da Cultura", na Ilha da Torotama, com a finalidade de colher impressões e sugestões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
O Fórum "Territórios de Cultura" ocorreu na Escola Municipal Cristóvão Pereira de Abreu e teve 21 credenciados, a maioria estudantes componentes da Banda Marcial Cristóvão Pereira juntamente com seu instrutor musical, e representantes da associação de pescadoras, da associação de moradores, da Colônia de pescadores, das igrejas católica e evangélica,do grupo de violeiros e do CPM da escola, além da diretora da escola, senhora Guaraciara.
Compareceram também um representante do clube de futebol Fia Tece e outra representante do Clube Novo Avante com suas camisetas, clubes que além de campeonatos de futebol organizam o carnaval local, e representantes da invernada nativista gaúcha da escola.
Nas sala foi exposto o artesanato feito pelas pescadoras com material reaproveitado como escamas de peixe e garrafas que são recolhidas da orla da Laguna e que vem nas redes, contribuindo com as questões ambientais.
Em quase 2 horas de discussão foi possível identificar a riqueza cultural da Ilha da Torotama,em um diagnóstico muito bem explanado pelos participante.
O Prognóstico apontado foi a necessidade da construção de um Núcleo Cultural para formação, exposição de trabalhos e apresentações visto que a comunidade quer ter a oportunidade de manifestar essa cultura latente que acaba ficando escondida por falta de espaço físico.
Fórum
Municipal de Cultura- Territórios da Cultura
Fórum Regional Ilha da Torotama
30/5/2015
DIAGNÓSTICO
·
Possuem grupo de artesãs locais;
·
Banda Marcial na Escola Municipal Cristóvão
Pereira de Abreu;
·
Possuíam Grupo de violão “Amigos do Violão”;
·
Carnaval de rua com blocos e bateria;
·
Festas religiosas;
·
Tradicionalismo- Piquete Pescando as
Tradições.
PROGNÓSTICO
·
Sugerem a criação de um local para
comercialização do artesanato local;
·
Solicitam incentivos para levar a Banda da
escola para se apresentar em outros locais do município;
·
Sugere-se a formação de uma associação local
de artesãos;
·
Solicita-se maior investimento no carnaval do
interior;
·
Reivindicam um espaço específico para
associação, um núcleo de cultura, onde todos, artesãos, artistas, banda, clube
“ Amigos do Violão”, entre outros, onde possam compartilhar, organizar,
comercializar e apresentar suas atividades culturais.