O Executivo Municipal e a Secretaria de Município da Cultura, através do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, inauguram a exposição “Nos Trilhos da História”, no Sobrado dos Azulejos, às 16h do dia 08.
Esta mostra é resultado de uma coleção de 350 ilustrações, entre fotos e gravuras, distribuídas em 40 painéis, que registram a trajetória histórica da ferrovia no mundo, no Brasil e no nosso estado. Esta mostra é apenas uma parte da compilação completa, mas que nos dá a dimensão da importância da retomada deste modal para transporte de pessoas e cargas, oferecendo uma alternativa sustentável para a economia e o turismo no Brasil.
O organizador desta coleção é o senhor Paulo Nilton de Carvalho, ferroviário aposentado, e atualmente presidente regional do Núcleo da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal S/A, da cidade do Rio Grande. A sua paixão vem de longe, já que nasceu em uma família de ferroviários, e o objetivo da sua exposição é mostrar a ferrovia em sua fase áurea, quando era o único meio de transporte terrestre disponível, rápido e confiável.
“Nos Trilhos da História” integra a programação da Semana dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, e que este ano tem como tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Nada como discutir sustentabilidade propondo uma alternativa bem mais ecológica, segura e econômica de transporte terrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário