Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sábado, 11 de julho de 2015

"ASTROS DO ROCK" SÃO ATRAÇÃO NO PRAÇA RIO GRANDE SHOPING

 
Exposição do Praça Rio Grande Shoping

Santana e B.B.King

Jimmy Page



Teve início nesta sexta (10), a exposição “Astros do Rock” do artista Rudnei Alves, no Praça Rio Grande Shopping. O evento é uma realização do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen em homenagem ao mês mundial do Rock.
A mostra inédita – que segue até o dia 26 de julho – foi pensada há cerca de um ano pelo próprio artista e articulada com a Secretaria de Município de Cultura para ser exposta nesta época em comemoração ao Dia Mundial do Rock, comemorado na próxima segunda-feira, 13 de julho.
A exposição consiste em 10 pinturas – dos mais variados estilos e com as mais variadas técnicas – de retratos de astros que marcaram a história do rock brasileiro e mundial. Nomes importantíssimos na música como Jimi Hendrix, Elvis Presley, B.B. King e Raul Seixas são alguns dos retratados vivamente pelo artista.
Segundo o secretário de Município de Cultura, Ricardo Freitas, Rudnei é um artista reconhecido na cidade por conseguir retratar fielmente o que lhe é proposto, “o realismo com que ele retrata tanto a cidade quanto as pessoas é muito grande, ele é um artista de salão e também um artista de rua. Rudnei vem em um processo contínuo de evolução, melhorando cada dia mais”, elogia Freitas.

O artista
Rudnei Alves contou que a escolha dos astros que ilustrariam a exposição foi uma tarefa difícil, “desde muito jovem, o rock faz parte da minha vida, desde os tempos de adolescente, quando aconteceu o Woodstock [Festival realizado em 1969] eu já me envolvia com essa vertente do rock, o mais difícil foi realmente escolher quem retratar”, explicou.
Sobre as obras, Alves comentou que cada astro teve um momento único de criação e devido a isso realizou técnicas diferentes em cada obra, seja no tipo de tela e de tinta, quanto nas técnicas de luz e sombras, porém, “cada criação e escolha de matizes de um quadro acabavam um pouco por sugerir técnicas para o próximo quadro”, explicou.
Concluindo, o artista disse “quando pintamos um quadro, ele não é pra gente, o dono daquilo está em algum lugar, a inspiração vem e queremos registrar o que vemos ou que está na nossa imaginação, um quadro tem uma história”. 
Alves é estivador aposentado e dedica-se à arte desde 1998, em seu ateliê, na praia do Cassino. O artista foi premiado com o primeiro lugar no Salão das Artes do 5° Distrito Naval, em 2010.
No Centro Municipal de Cultura, Alves expôs anteriomente em 2006 e 2011 e na cidade vizinha Pelotas, seus trabalhos foram apreciados no Bar João Gilberto e no Spazio Auguri, em 2014.

Por Esther Louro
esther@jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário