Exposição do Praça Rio Grande Shoping |
Santana e B.B.King |
Jimmy Page |
Teve início nesta sexta (10), a exposição “Astros do Rock” do artista Rudnei Alves, no Praça Rio Grande Shopping. O evento é uma realização do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen em homenagem ao mês mundial do Rock.
A mostra inédita – que segue até o dia 26 de julho – foi pensada há cerca de um ano pelo próprio artista e articulada com a Secretaria de Município de Cultura para ser exposta nesta época em comemoração ao Dia Mundial do Rock, comemorado na próxima segunda-feira, 13 de julho.
A exposição consiste em 10 pinturas – dos mais variados estilos e com as mais variadas técnicas – de retratos de astros que marcaram a história do rock brasileiro e mundial. Nomes importantíssimos na música como Jimi Hendrix, Elvis Presley, B.B. King e Raul Seixas são alguns dos retratados vivamente pelo artista.
Segundo o secretário de Município de Cultura, Ricardo Freitas, Rudnei é um artista reconhecido na cidade por conseguir retratar fielmente o que lhe é proposto, “o realismo com que ele retrata tanto a cidade quanto as pessoas é muito grande, ele é um artista de salão e também um artista de rua. Rudnei vem em um processo contínuo de evolução, melhorando cada dia mais”, elogia Freitas.
O artista
Rudnei Alves contou que a escolha dos astros que ilustrariam a exposição foi uma tarefa difícil, “desde muito jovem, o rock faz parte da minha vida, desde os tempos de adolescente, quando aconteceu o Woodstock [Festival realizado em 1969] eu já me envolvia com essa vertente do rock, o mais difícil foi realmente escolher quem retratar”, explicou.
Sobre as obras, Alves comentou que cada astro teve um momento único de criação e devido a isso realizou técnicas diferentes em cada obra, seja no tipo de tela e de tinta, quanto nas técnicas de luz e sombras, porém, “cada criação e escolha de matizes de um quadro acabavam um pouco por sugerir técnicas para o próximo quadro”, explicou.
Concluindo, o artista disse “quando pintamos um quadro, ele não é pra gente, o dono daquilo está em algum lugar, a inspiração vem e queremos registrar o que vemos ou que está na nossa imaginação, um quadro tem uma história”.
Alves é estivador aposentado e dedica-se à arte desde 1998, em seu ateliê, na praia do Cassino. O artista foi premiado com o primeiro lugar no Salão das Artes do 5° Distrito Naval, em 2010.
No Centro Municipal de Cultura, Alves expôs anteriomente em 2006 e 2011 e na cidade vizinha Pelotas, seus trabalhos foram apreciados no Bar João Gilberto e no Spazio Auguri, em 2014.
Por Esther Louro
esther@jornalagora.com.br
esther@jornalagora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário