Na noite de quarta-feira, dia 08, aconteceu no Salão Comunitário São João Batista,na Ilha dos Marinheiros, mais uma etapa de Territórios da Cultura - Fóruns Regionais de Cultura, verdadeira audiências públicas que objetivam colher as impressões da comunidade e recolhendo sugestões e propostas para a elaboração do Plano Municipal de Cultura,instrumento que irá nortear a cultura do município do Rio Grande para os próximos dez anos.
A equipe da Secretaria de Município da Cultura foi recebida pelo Terno de Reis "Cancioneiros da Ilha", que executaram várias cantorias. Também foram expostos trabalhos de artesanato em vime (balaios) e peças em miniaturas (barcos).
Entre os principais assuntos abordados no diagnóstico,estavam a jurupiga, patrimônio cultural, as capelas em bom estado de conservação, as tradições religiosas da cultura portuguesa e açoriana e retomada do terno de reis.
A importância da Banda da Ilha,que hoje está desativada, também foi muito abordada.
Como prognóstico,o incentivo às manifestações populares, à formação e capacitação das novas gerações através de oficinas de música,valorização da cultura local.
Para o secretário Ricardo Freitas,o fórum foi muito produtivo e com uma presença muito significativa e representativa da cultura local, evidenciando a riqueza da tradição e da cultura da "ilha".
Nenhum comentário:
Postar um comentário