Durante todo o sábado (14) e o domingo (15), foi realizada em Rio Grande a edição brasileira do Encontro Internacional de Graffiti, o Meeting of Styles (MOS). Esta é a quarta vez que é realizado em uma cidade brasileira e ocorre em 18 países. O local escolhido para intervenção foi o muro da Sociedade Amigos do Cassino (SAC) localizada no balneário. O evento foi organizado pela AME Produções e pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Cultura, e reuniu 50 artistas gráficos de vários países, entre México, Portugal, Estados Unidos, Chile, Alemanha e Brasil.
O evento é considerado o maior encontro mundial de Graffiti do mundo. As etapas anteriores do Meeting of Styles foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O projeto tem o propósito de criar um ambiente de articulação, intercâmbio, informação, diálogo e expressão artística urbana, fornecendo visibilidade aos locais pelo qual passa.
O secretário da Cultura destacou que o final de semana foi de intensa satisfação. “Para a Secult foi uma satisfação apoiar este evento. Nestes dois dias nós convivemos com grafiteiros do nosso e de vários países, artistas verdadeiros, que fazem a arte de rua. Pudemos colocar essa arte à disposição da população rio-grandina. Nós, mais do que qualquer coisa, entendemos a relevância internacional do MOS e a importância que ele traz para o nosso Município”, completou.
A cidade de Rio Grande, por sua importância no contexto nacional, foi procurada pela organização do evento, na pessoa do secretário da Cultura, para ser a quarta cidade a sediar o MOS. De imediato, Freitas destacou a honra pelo convite e garantiu a prestação de todo o apoio e infraestrutura necessária para a realização do mesmo.
“Esse é um legado muito grande que fica para a população. É uma obra de arte num balneário de visitação turística. Nós, nesses dois dias, já temos visto que a população tem se apropriado, cuidado dos painéis e tirado fotos. Os artistas locais também tem vindo, participado e isso gera outras ideias para outros espaços da cidade que estão cinzas e que podem ser coloridos com arte, a exemplo do que foi feito nos muros da SAC neste dois dias de intervenção”, informou o secretário da Cultura.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer foi conferir de perto a intervenção artística feita nos muros da SAC. “Estou muito feliz com a oportunidade de Rio Grande entrar neste circuito internacional de arte, com a apresentação de uma cultura, que através da sua expressão, estabelece a participação de pessoas dos mais variados cantos do mundo. Certamente a reflexão e a análise de cada uma dessas manifestações irão atrair olhares para o nosso Município e suscitar na própria população momentos de análise. Os painéis estão muito bonitos e muitas obras fazem um paralelo com a nossa realidade contemporânea. Sem dúvida este será um novo cartão de visita da nossa cidade e passará a fazer parte dos portfólios de divulgação de Rio Grande”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário