Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sábado, 25 de novembro de 2017

ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRAFITTI, MEETING OF STYLES, CONSOLIDA A ARTE DE RUA EM RIO GRANDE


O município do Rio Grande, sul do estado, se prepara para receber grandes nomes do grafitti nacional e internacional, nos próximos dias. O Meeting Of Styles retorna à cidade mais antiga do estado, trazendo cor e muitas outras atrações em dois dias de muita arte de rua nos pavilhões do Porto do Rio Grande, na Avenida Honório Bicalho.

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, mais de 50 grafiteiros e grafiteiras estarão reunidos para a construção de um grande mural de arte a céu aberto, que integrará a etapa brasileira do evento. Dentre os artistas confirmados, destacam-se o carioca Gil Faria (Gilzin), o brasiliense Sirio junior (Mudof), o paulista Marcelo Valentim (Mazola), o peruano Jaime Alcantara (RAF), o equatoriano Huesos de Buda e um dos mais reconhecidos artistas urbanos do mundo, o mexicano Farid Rueda. Artistas de diversas partes da Europa também desembarcarão em Rio Grande, como o alemão Yours RZM. O MOS acontece pelo terceiro ano consecutivo em Rio Grande, com o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a parceria da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura, na realização.

Para o secretário Ricardo Freitas, o Meeting consolidou a arte de rua, em especial, o graffiti, em Rio Grande, com desdobramentos importantes como o projeto arte na parada.  “Será uma grande honra recepcionar, pelo terceiro ano consecutivo, artistas de diversas partes do mundo na nossa cidade. Eles mesmo já registraram , em outras edições, que gostam muito de vir para cá, sobretudo, pela acolhida do público. Mais uma vez, a ação ocorrerá na periferia da cidade, nos bairros Getúlio Vargas e Santa Tereza, descentralizando a arte e inserindo a juventude em uma série de atividades e oficinas. Juntos, transformaremos um espaço cinza em uma tela colorida pintada por várias mãos”, salientou.

O artista Lucas Stuczynski, curador do evento no Brasil juntamente com a A.M.E Produções, reitera as palavras do secretário.  Para ele, o Meeting impulsionou outras ações que valorizam a arte do grafitti e a arte de rua em Rio Grande, como a Semana Municipal do Grafitti e da Arte de Rua e o já mencionado Arte na Parada. “Isso tudo nos torna um dos municípios com maior diversidade e potencial artístico urbano do estado”, destaca. Dentre os rio-grandinos que participarão do evento, Stuczynski destaca o artista Ene 3, que segundo ele, é um dos principais fomentadores do grafitti na cidade, os DJ’s Micha e Magreen. Com o acréscimo de um número maior de foodtrucks, beertrucks, mateada e campeonato de skate, o artista espera um público ainda maior do que nas outras edições.

O Meeting Of Styles é realizado há mais de vinte anos, desde a queda do muro de Berlim, na Alemanha e, desde então, soma mais de 250 eventos em todo o mundo, 600 mil visitantes e desdobrou-se em um calendário anual que abrange mais de 25 países. A primeira edição no Brasil ocorreu em São Paulo, a segunda no Túnel da Conceição, em Porto Alegre, e as demais edições, em 2015 e 2016, ocorreram em Rio Grande. Com o retorno do Meeting à cidade em 2017, Rio Grande se consolida como uma referência estadual e até mesmo nacional no grafitti e na arte de rua.

No município, o evento conta ainda com o apoio do Porto do Rio Grande, da Universidade Federal do Rio Grande, da Sagres Agenciamentos Marítimos, Flame, Insane Studio, Eskis Cult Officiel, Urbann Boards, Usthemp, Racor Imagens, Centro de Cultura Libertária da Azenha, Garden Grill e Oceano FM Rio Grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário