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quinta-feira, 28 de março de 2019

VOCÊ ME CONHECE?


Rodolfo Lima Martensen

Nasceu no Rio Grande, no dia 13 de maio de 1915,  e faleceu em  São Paulo no dia 28 de outubro de 1992.  Foi um radialista e publicitário brasileiro, de destacada importância para o desenvolvimento da publicidade neste país. Foi fundador e diretor da Escola de Propaganda do Museu de Arte de São Paulo (atual Escola Superior de Propaganda e Marketing), a primeira instituição voltada à formação de profissionais no campo da propaganda e da divulgação de produtos no Brasil.
Aos 16 anos, monta sua própria emissora de rádio em sua cidade natal, oficializada com o apoio de Raul Werneck, passando a se chamar "Rádio Sociedade do Rio Grande". Em 1931, é acometido de uma tuberculose. Muda-se para São José dos Campos, no interior paulista, em busca de tratamento. Permanece nessa cidade até 1933, quando se muda para São Paulo. Na capital paulista, trabalha como locutor na recém-inaugurada Rádio São Paulo, atuando ainda na redação e produção dos programas.
Coordenou o programa de lançamento de uma marca de sabonete para a Irmãos Lever do Brasil. Na década de 1950, Lima Martensen é convidado para apresentar um projeto para um curso de propaganda, a ser ministrado no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo. Viajou várias vezes ao exterior, em busca de subsídios técnicos e teóricos para montar o currículo do curso, aprovado pelo MASP em outubro de 1951. Surge então a "Escola de Propaganda do Museu de Arte de São Paulo", da qual se torna diretor-presidente.
Nos anos seguintes, em função da forte demanda gerada pela intensificação do processo de industrialização no Brasil, a Escola de Propaganda assistiria a um vertiginoso crescimento. Participou da campanha do Omo, o primeiro detergente sintético em pó do Brasil. Presidiu a Comissão Técnica de Propaganda, durante o I Congresso Brasileiro de Propaganda, sediado no Rio de Janeiro.

Em 1970, foi escolhido "Publicitário do Ano" pela revista Propaganda. Afastou-se da direção da ESPM  em 1971, aposentando-se quatro anos depois e passando a dedicar-se à consultoria em marketing. É autor de Danuta, O Desafio de Quatro Santos e coordenador e co-autor de História da Propaganda no Brasil.


O Museu da Comunicação de nossa cidade recebe o seu nome, bem como o Prêmio Universitário da Escola Superior de Propaganda e Marketing – Sul. 

Para saber...

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