Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Antonio Caringi

Antonio Caringi, diplomata e escultor de vários monumentos que fazem parte do Patrimônio Histórico do RS. Nasceu a 25 de maio de 1905, em Pelotas. Faleceu em Pelotas no dia 30 de maio de 1981. Fez os estudos primário e ginasial em Bagé. Entre suas obras está a estátua do Laçador (1954-1958 / Porto Alegre), o símbolo mais conhecido do Rio Grande do Sul. Tem obras em Caxias, Pelotas, Rio Grande, entre outras cidades.
Desde cedo mostrou aptidão para a arte. Em 1918, acompanhando a família, mudou-se para Porto Alegre, onde se graduou em Ciências e Letras. Em 1923, começou a estudar Química Industrial,  cursando  algumas disciplinas. Em 1925, participou e expôs seus trabalhos no Salão de Outono em Porto Alegre.
Em 1928, embarcou para a Europa para assumir o cargo de Adido Cultural no Consulado Brasileiro em Munique, Alemanha, e estudar Arte na Academia de Belas Artes dessa cidade. Estudou na Alemanha com os mestres Arno Breker, Hermann Hahn e Hans Stangl.
Cabe destacar que a maioria das obras de grande porte foi consagrada através da participação em concursos, sendo vencedor de onze concursos no Brasil.
Seu último trabalho ao ar livre, inaugurado em 1977, foi uma homenagem a Raul Pilla.
Conhecido como o “escultor dos pampas”, Caringi privilegiou em seus trabalhos temas regionais, ligados à história e à cultura rio-grandenses. 
Esculpiu a Herma do Doutor Augusto Duprat, de 1943, e a Herma de Getúlio Vargas, de 1955, ambas localizadas na Praça Xavier Ferreira, em Rio Grande.

Para saber mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário