Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Cipriano Porto Alegre

Nasceu em Rio Grande no dia 12 de outubro de 1857. Poeta, professor e filólogo. Gostava de estudar Gramática e Letras. Estudou Humanidades, e após, começou cursar a Faculdade de Direito. Por consequência da morte do pai, voltou à cidade natal para prover a subsistência da sua mãe e da irmã. Dedicou-se ao magistério particular e fez parte do quadro de professores estaduais. Lecionou na cidade do Rio Grande por mais de quarenta anos. Fundou o Colégio Amor ao Estudo, localizado na atual rua Bacelar. Aceitou o convite do Comendador Guilherme Rheingantz para assumir a direção do Grupo Escolar Rheingantz, da Cia União Fabril. Lecionou alemão para filhos de alguns funcionários da fábrica.
Em 1905, encerrou as atividades do Colégio Amor ao Estudo, devido às poucas matrículas realizadas após as férias. Foi morar em Cachoeira, onde instalou o Colégio Rio-Grandense, que funcionou por quatro anos. Voltou para Rio Grande e foi contratado para dar aulas de Português no então Ginásio Municipal Lemos Júnior.
A morte de sua esposa Alice, em consequência da Gripe Espanhola, trouxe um desiquilíbrio físico-psíquico, agravando seu próprio estado de saúde. O corpo médico municipal viu-se na obrigação de aposentá-lo. Ele voltou a dar aulas de Português, vindo a falecer na noite de 02 de julho de 1929.

Seu nome foi dado a uma escola em nossa cidade.



Para saber mais...
Neves, Décio Vignoli. Vultos do Rio grande. 2º Tomo. Caxias do sul. Gráfica da UCS: 1987.
Willy, César. Centenário do Colégio Lemos Jr. Rio Grande / Willy César. Rio de Janeiro : UniverCidade Ed., 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário