Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

VOCÊ ME CONHECE?



Conde de Porto Alegre 

Manoel Marques de Souza nasceu no dia 13 de junho de 1804, na Vila do Rio Grande. Sua família era dona de ranchos e de enormes rebanhos de gado.
Recebeu esse título devido à atuação na retomada da cidade de Porto Alegre, em 1836, o qual estava sobre o controle dos Farroupilhas. Seu apelido              Centauro de Luvas foi por causa de sua capacidade militar e ao incentivo da literatura e pesquisas históricas no Rio Grande do Sul. Apoiou a criação do Partenon Literário e foi uns dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico da Província de São Pedro. Foi Deputado Imperial.
Entrou para o Exército aos 13 anos de idade, para combater contra Artigas, atuando na Guerra da Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra do Prata e Guerra do Paraguai.
Faleceu no Rio de Janeiro em 18 de julho de 1875. Seu corpo foi trazido até Rio Grande e depois foi levado para Porto Alegre, sendo enterrado no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia.
Após sua morte a Câmara de Vereadores do Rio Grande mandou confeccionar uma placa de mármore que foi colocada na fachada da casa em que nasceu. A placa foi removida pelo então dono da casa em 1893, voltando a ser colocada em 1940. A mesma está hoje na entrada do Edifício Galeria Conde, local em que ficava a entrada da casa da família Marques de Souza.
Seu nome foi homenageado dando nome a uma rua e a um edifício galeria em nossa cidade.


Para saber mais...
htt://jornalagora.com.br / Memória&História / Peixeiro / 22.10.2019 – Luiz Henrique Torres
Neves, Décio Vignoli das. Vultos de Rio Grande. Santa Maria: Pallotti, 1981.



Nenhum comentário:

Postar um comentário