Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 3 de março de 2015

EXPOSIÇÃO "EU TE DEDICO" INSERIDA DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO MARÇO LILÁS



A  Exposição promovida pela Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, intitulada "Eu te dedico..." está inserida na programação do Março Lilás 2015, promovido pela Secretaria de Município da Cultura e Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS. A mesma estará expondo cerca de 22 retratos femininos com dedicatórias, que pretendem  mostrar a importância da "lembrança"  construída a partir de um ritual iniciado dentro de um Estúdio Fotográfico. A exposição contempla principalmente imagens das Coleções da Prof.ª Inah Emil Martensen e Prof.ª Lyuba Duprat, e apresenta algumas artistas, pianistas, cantoras, ex-alunas, com destaque para Dercy Gonçalves e Adalgisa Colombo que tiveram passagem por Rio Grande.
Tais imagens,   ressignificavam mais que a presença feminina, e sim todo o poder do momento que tentava se eternizar através de laços afetivos construídos por relações profissionais, educacionais e sociais. Junto a iconografia, a dedicatória expressava em palavras essa extensão de afeto e lembrança de quem estava ali retratado e que eram provenientes de meios referenciadores como a família, os amigos, os colegas de trabalho.
Ressignificar a própria presença, um costume europeu, através  da imagem era confirmar a ascenção burguesa recorrente dos séculos XVIII e XIX e preponderantemente no século XX, pois confirmava-se a presença, a solidez social e o prestígio econômico.

Serviço:
Artista: Fototeca Municipal Ricardo Giovannini
Exposição: "Eu te dedico..."
Local: Galeria de Exposições Permanente da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini - andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS.
Abertura: 03/03/2015 às 16h00min.
Visitação : De 03/03/2015 à 08/05/2015.
Horário: Das 13h30min às 18h00min.
Observação: Para visitação em outros horários é solicitado um agendamento prévio, pelos telefones: 53 32338408/32338409 ou pelo email: fototeca.rg@vetorial.net/ fototeca.rg@gmail.com.
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário