Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

3º SIMPÓSIO FALANDO DE UMBANDA



O 3º Simpósio Falando de Umbanda, organizado pelo Núcleo Cultural Aruanda em parceria com o Executivo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Gabex, será realizado neste sábado (30) no Salão Nobre da Prefeitura. O evento começa às 14h, com entrada a partir das 13h30min. O Simpósio contará, no decorrer da tarde, com palestras, exposições de trabalhos sobre terreiros antigos do Rio Grande e região e apresentações artística com voz, violão e tambor.
O evento é aberto à comunidade. De acordo com a organização do simpósio, o objetivo da iniciativa é levar conhecimento e esclarecimento sobre a umbanda aos participantes. Nesta 3ª edição, as palestras trazem temas pertinentes a religião de Umbanda para que tanto os adeptos quanto os leigos possam conhecer mais e tirar dúvidas.

A primeira palestra será “A Umbanda e o Meio Ambiente”, apresentada pelo sacerdote umbandista, presidente e fundador do Núcleo Cultural Aruanda, Cristiano Avila. A segunda palestra “Umbanda, como preservá-la?”, será apresentada pelo Irmão Glênio, conhecido por suas palestras sobre a história da Umbanda no sul.

A seguir, a palestra “A Umbanda, uma Religião Democrática”, apresentada pelo teólogo de formação e teólogo afrocentrado da Tradição de Matriz Africana, Afro-umbandista e Indígena, Jayro Pereira de Jesus, que abordará o acolhimento da religião e a cultura umbandista. A última palestra “Crianças e jovens na Umbanda” será apresentada pelo radialista e sacerdote Carlos Alberto, de Pelotas. Ele abordará exemplos de como fazer com que as crianças e jovens possam aprender e se identificar com a cultura e religião de Umbanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário