Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

domingo, 31 de maio de 2015

TERRITÓRIOS DA CULTURA - ILHA DA TOROTAMA

Aconteceu no sábado,30/05,mais um Fórum Regional de Cultura, "Territórios da Cultura", na Ilha da Torotama, com a finalidade de colher impressões e sugestões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
O Fórum "Territórios de Cultura" ocorreu na Escola Municipal Cristóvão Pereira de Abreu e teve 21  credenciados, a maioria estudantes componentes da Banda Marcial Cristóvão Pereira juntamente com seu instrutor musical,  e representantes da associação de pescadoras, da associação de moradores, da Colônia  de pescadores, das igrejas católica e evangélica,do grupo de violeiros e do CPM da escola, além da diretora da escola, senhora Guaraciara.
Compareceram também um representante do clube de futebol Fia Tece e outra representante do Clube Novo Avante com suas camisetas, clubes  que além de campeonatos de futebol organizam o carnaval local, e representantes da invernada nativista gaúcha da escola. 
Nas sala foi exposto o artesanato feito pelas pescadoras com material reaproveitado como escamas de peixe e garrafas que  são recolhidas da orla da Laguna e que vem nas redes, contribuindo com as questões ambientais.
Em quase 2 horas de discussão foi possível identificar a riqueza cultural da Ilha da Torotama,em um diagnóstico muito bem explanado pelos participante.
O Prognóstico apontado foi a necessidade da construção de um Núcleo Cultural para formação, exposição de trabalhos e apresentações visto que a comunidade quer ter a oportunidade de manifestar essa cultura latente que acaba ficando escondida por falta de espaço físico.



Fórum Municipal de Cultura- Territórios da Cultura
 Fórum Regional Ilha da Torotama
30/5/2015

DIAGNÓSTICO

·        Possuem grupo de artesãs locais;
·        Banda Marcial na Escola Municipal Cristóvão Pereira de Abreu;
·        Possuíam Grupo de violão “Amigos do Violão”;
·        Carnaval de rua com blocos e bateria;
·        Festas religiosas;
·        Tradicionalismo- Piquete Pescando as Tradições.


 PROGNÓSTICO

·        Sugerem a criação de um local para comercialização do artesanato local;
·        Solicitam incentivos para levar a Banda da escola para se apresentar em outros locais do município;
·         Sugere-se a formação de uma associação local de artesãos;
·         Solicita-se maior investimento no carnaval do interior;

·         Reivindicam um espaço específico para associação, um núcleo de cultura, onde todos, artesãos, artistas, banda, clube “ Amigos do Violão”, entre outros, onde possam compartilhar, organizar, comercializar e apresentar suas atividades culturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário