Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

OFICINA DE BONECAS MARAFONAS


Na tarde desta quinta-feira (11), o Executivo Municipal por meio da Secretaria de Cultura (SECULT) realizou na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal uma oficina de marafonas. Este evento é integrado à programação do I Portugal em Rio Grande, e tem por objetivo incentivar a reconstituir costumes e práticas lusitanas no Município.
A oficina foi ministrada pela representante da etnia portuguesa, Anna Lucia Morisson, que auxiliou cerca de 15 mulheres na constituição de marafonas, bonecas constituídas a partir de tecidos e madeiras, com o rosto sem olhos, boca ou nariz.
As marafonas são originárias da região do Alentejo, e o motivo pelo qual as portuguesas confeccionavam estas bonecas está na celebração da fertilidade e da felicidade conjugal. A tradição também advém da festividade das cruzes, que é realizada em Portugal no dia (3) de maio.
A programação do I Portugal em Rio Grande continuará até a sexta-feira (19) com as oficinas de bordado em arraiolo, que ocorrerão nas sextas-feiras (12) e (19), na sala multiuso e serão ministradas pela professora de artes plásticas, Léa de Lima. Mais informações e inscrições para oficinas podem ser realizadas pelo telefone (53) 3235-7803.
Redigido por: Manuela Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário