Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

POR UMA NOVA CULTURA NO TRÂNSITO

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, juntamente com os secretários da Cultura (SECult) e de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA), Ricardo Freitas e Edson Lopes, respectivamente, realizaram nesta terça-feira, (28), o lançamento do projeto “Por uma nova cultura no trânsito”. O projeto é composto por duas ações desenvolvidas em conjunto pelas secretarias: o “Teatrânsito” e o “1º Salão de Humor de Rio Grande”.
O projeto é resultado de demandas debatidas no Fórum Municipal de Cultura, realizado em abril deste ano. O objetivo é conscientizar a população para as boas práticas no trânsito, orientando pedestres e condutores de veículos na adoção de medidas seguras neste, através de ações culturais e educativas, especificamente por meio das Artes Cênicas e Gráficas.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou as secretarias pelo trabalho em conjunto e destacou a importância do desenvolvimento de ações que visem políticas públicas em prol de toda a comunidade, uma vez que o projeto incentiva a cultura, a educação e, principalmente, a cidadania.
De acordo com o secretário Ricardo Freitas, “o trânsito é uma questão importante em toda grande cidade da atualidade e as ações da sociedade diante do assunto têm consequências importantes na vida de todo o planeta”, pontuou.  Disse, ainda, que a temática tem se tornado um recorrente mote para a criatividade dos artistas.
“Por este motivo, e como forma de promover uma grande mobilização e um despertar de consciência, a ideia é utilizar as artes cênicas e as artes gráficas, além do humor e da criatividade, para alertar sobre os riscos de uma sociedade em colapso”, pontuou Freitas.
O secretário Edson Lopes, por sua vez, destacou que a questão do trânsito na cidade dialoga todo o tempo com as ações desenvolvidas pela SMMUA. “É de mais projetos como o que está sendo lançado hoje que precisamos. Projetos que valorizem os profissionais de Rio Grande dentro das suas diferentes especificidades”, destacou.
A exemplo do que disse o secretário, a SMMUA lançou a 3ª edição do “O Cinzinha”, uma revista em quadrinhos (para colorir) que orienta sobre a prevenção de acidentes no trânsito, cujas ilustrações são de autoria do professor rio-grandino Adão Veiga. O material é distribuído gratuitamente nas escolas de Rio Grande.
Na oportunidade, o secretário apresentou dados que demonstram a queda no número de ocorrências no trânsito de Rio Grande. Se comparado ao mesmo período (janeiro a junho do ano passado), em 2015 caiu em 67 o número de ocorrências. Ainda de acordo com Edson Lopes, a quantidade de veículos emplacados na cidade aumentou, alcançando no mês de junho o número de 109.099, segundo dados do Detran.
TEATRÂNSITO
O projeto visa a conscientização da população rio-grandina no que tange ao respeito das leis de trânsito, através intervenções teatrais a serem realizadas em eventos da SMMUA.
As propostas inscritas serão avaliadas sob os seguintes critérios: coerência com a temática do projeto; qualidade/consistência artística e viabilidade técnica/compatibilidade com a estrutura física do(s) espaço(s). Até duas propostas serão selecionadas. A divulgação será feita na página da prefeitura.
O edital especificando como participar e inscrever as propostas está disponível no endereço:http://www.secultrg.blogspot.com.br/2015/07/teatro-servico-das-boas-praticas-no.html
As inscrições de propostas podem ser feitas a partir de hoje (28) de julho. Elas devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail secultrg.editais@gmail.com, com o assunto “Inscrição Teatrânsito”.
1º SALÃO DE HUMOR DE RIO GRANDE
Trata-se de um concurso para desenhistas (profissionais ou amadores) de todo o território nacional,nas categorias charge, cartum e história em quadrinhos/tiras. A finalidade é promover, difundir e valorizar a linguagem do humor gráfico e suas funções sociais e culturais, traduzidas pela temática abordada: “Trânsito”.
A partir dos trabalhos selecionados será realizada uma mostra itinerante, em forma de banner, para possibilitar a melhor circulação da exposição pela cidade. Haverá premiação para os melhores trabalhos inscritos. O valor total das premiações é de R$ 6.000,00.
O regulamento e ficha de inscrição podem ser acessados pelo site:http://secultrg.wix.com/riogrande#!salaodehumor/c1znl; e os trabalhos enviados pelo e-mail:www.secultrg.salaodehumor@gmail.com
Redigido por: Rosélia Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário