Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ABERTURA OFICIAL DA 2ª JORNADA DE FOTOGRAFIA

























Na presença do Vice-Prefeito Eduardo Lawson, da Superintendente de Cultura Goreti Butierres, da representante do Arquivo Histórico Municipal Sara Orcelli e da Dirigente do Núcleo de Patrimônio Gianne Zanella Atallah foi aberta a 2ª Jornada de Fotografia intitulada Interfaces da fotografia digital. 
Após a abertura solene do evento, os convidados: Cleto Arrieche, João Paulo Ceglinsk, Marcus Maciel, Nelson Romanelli e Guga Volks  participaram do Bate-papo com Fotógrafos, partilhando seus conhecimentos e práticas fotográficas demandadas de suas experiências profissionais. Temas abordados, como: a transição da mudança analógica para o digital, a desmistificação do Photoshop no tratamento básico, o fotojornalismo, a fotografia como negócio  e a valorização da fotografia digital fizeram do 1º dia de Jornada um momento riquíssimo para todo o público presente.
Hoje, pela manhã, acontecem as Comunicações: Aspectos da digitalização para difusão e preservação de acervos fotográficos, Projeto Iniciação à Fotografia Digital: a fotografia como ferramenta de aprendizagem, Estratégia de Digitalização do Acervo Fotográfico da Bibliotheca Pública Pelotense e Arquivos fotográficos históricos em suporte digital como fontes de vivência e conhecimento (Projeto Memória In Vitro). À tarde será ministrada a oficina Carto/Photo/Graphia, seguida do momento Diálogos com os convidados: o fotógrafo Marcus Maciel, a Profª. Drª. Teresa Lenzi (FURG) e a Profª. Drª. Francisca Michelon (UFPEL). E para fechar o 2º dia de atividades da Jornada de Fotografia 2015 teremos a presença do Profº. Drº. Joaquim Marçal (Biblioteca Nacional/RJ).
Dia 21, 3º dia da Jornada, à partir das 10h oficina e minicursos serão ministrados: Intervenções Manuais em Fotografia (Fotopintura) com a Artista Carine Wallauer (Porto Alegre/RS), Fotojornalismo: Insight Visual com o fotógrafo Marcus Maciel e a Representação feminina de Maria Antonieta através de imagens nos livros didáticos de História com Darcylene Pereira (FURG) e Virgínia Xavier (FURG). Às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal serão premiados os vencedores do Concurso Fotográfico Verde que te quero VER, comumente com a abertura da exposição das 20 fotografias finalistas.
Então, você não vai perder essa oportunidade... Participe! O evento é gratuito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário