Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CURSO DE EXTENSÃO ENTRETEXTOS INICIOU NESTA QUARTA-FEIRA



Teve início na tarde desta quarta-feira (26), na Sala Multiuso da Prefeitura, o curso de extensão “Entretextos - Literatura e Leitura”, uma parceria realizada entre a Secretaria de Município da Cultura (Secult) e o Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG). 46 pessoas se inscreveram para o curso, que ainda tem 14 vagas disponíveis. Os encontros acontecerão até o mês de novembro, sempre às quartas-feiras.
O secretário da Cultura, Ricardo Freitas, agradeceu o interesse do público em participar do projeto e ressaltou o caráter inovador que o curso tem para a secretaria. “Para a Secult este curso é uma inovação e é uma satisfação poder realizar esta interação com o ILA, através da cedência do espaço para esta atividade. Os espaços públicos devem estar sempre a serviço da cultura e da cidadania. Espero que a sala multiuso possa ser um local de muita produção e aprendizado. Esta é a primeira de muitas parcerias que pretendemos desenvolver com a Universidade”, completou o secretário.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Mairim Linck, “a proposta do curso surgiu a partir de outros cursos de extensão que já realizamos dentro da Universidade. A ideia aqui é expandir, transpor os muros da academia e levar a um público maior as muitas faces da leitura e da escrita”, explicou a coordenadora.
A aluna do curso, Paula Machado (fotógrafa e poetisa), contou que soube do projeto através das redes sociais e de amigos. “Meu objetivo aqui é ampliar meus conhecimentos na área de literatura, além de trocar experiências com os ótimos professores que ministrarão o curso. Espero poder agregar o aprendizado que vou ter aqui ao trabalho que já desenvolvo na área”, disse.
Os coordenadores do Entretextos, os professores Artur Emilio Vaz, Mairim Linck Piva e Adriana de Oliveira Gibbon, deram as boas-vindas aos participantes do curso, apresentaram o cronograma de atividades e parte do corpo docente responsável por elas. Na sequência, convidaram o público para a elaboração de um sarau literário, a partir de livros que a coordenação levou para o espaço.
Durante os encontros serão abordados temas como: o prazer de ler, a leitura de clássicos, imaginário e cultura, vozes femininas na escrita, polêmicas literárias, contemporaneidade, musicalidade e literatura, expressões poéticas, cartas e contos, literatura e história, poesia e música e as múltiplas faces da crônica.
Restam, ainda, 14 vagas para o projeto. Os interessados devem ligar para a Secult (3235-7803) e falar com Luciana Gepiak. Para se inscrever é preciso ter em mãos o número do CPF, fornecer o nome completo, telefone para contato e instituição a qual pertence.
Redigido por: Rosélia Falcão
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário