Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CONVITE PARA PREMIAÇÃO DO 1º SALÃO DE HUMOR DE RIO GRANDE/RS

CONVITE

A Secretaria de Município da Cultura tem a honra de convidá-lo para a cerimônia de premiação e abertura da exposição do 1º SALÃO DE HUMOR DO RIO GRANDE/RS, que acontecerá no dia 25/09, às 18 horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

Ricardo Freitas
Secretário de Município da Cultura

O 1ª Salão de Humor de Rio Grande/RS promovido pelo Executivo Municipal através das Secretarias de Município da Cultura e de Mobilidade Urbana e Acessibilidade é uma das ações inseridas no projeto “Por uma nova cultura no trânsito”. O Salão de Humor tem o objetivo de conscientizar a população para as boas práticas no trânsito, orientando pedestres e condutores de veículos na adoção de medidas seguras, através de ações culturais e educativas, especificamente por meio das Artes Gráficas e do Humor.
O Salão de Humor foi composto por duas comissões: a Comissão de Seleção, formada por um corpo de jurados com membros representantes das Instituições organizadoras, bem como profissionais ligados à área das Artes Gráficas, sendo assim nominados: a Dirigente do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Michele Albuquerque; a Técnica Superior em Arte Cristiane Rivero representando a Secretaria de Município da Cultura; o Arte-educador, jornalista ilustrador e quadrinista Lorde Lobo e o Desenhista, animador e ilustrador Wagner Passos.
Esta comissão selecionou entre as 53 inscrições homologadas de 08 Estados e 16 cidades do País, 31 trabalhos para concorrer aos prêmios do Salão. Além dos trabalhos nacionais, foram selecionados 13 trabalhos internacionais advindos de diversos países como: a Sérvia, o Irã, a Turquia, a Romênia, a Ucrânia e a Argentina. Estes trabalhos serão apresentados à comunidade na Sala Multiuso, e sua exposição será aberta após a cerimônia de premiação.
A Comissão de Premiação formada pelo corpo de jurados assim nominados: o Arte-educador, jornalista ilustrador e quadrinista Lorde Lobo, o Artista gráfico, ilustrador e caricaturista Luciano Canteiro e o Programador gráfico e visual Professor Geraldo Roberto da Silva elegeram os vencedores do 1º Salão de Humor de Rio Grande/RS nas categorias Cartum, Charge, História em Quadrinhos/Tiras e o Prêmio Cidade do Rio Grande.
Vencedor da Categoria Cartum: Ilha de Raimundo Rucke Santos Souza, Itu/SP.
Vencedor da Categoria Charge: Imobilidade Urbana de Silvano Mello, Jaboticatubas/MG.
Vencedor categoria HQ/Tiras: Bicicleta Ergométrica de Rafael Bittencourt Corrêa, Porto Alegre/RS.
Prêmio Cidade do Rio Grande: Camomila de Alisson Ortiz Affonso, Rio Grande/RS.

Menção Honrosa: Trânsito de Rosali Alves Colares, Rio Grande/RS.

Logo em seguida à premiação, a comunidade reunida poderá apreciar a Mesa Diálogos composta pelos cartunistas: Santiago, Bier, Hals, Byrata, Lorde Lobo e mediada por Wagner Passos.
Após acontecerá a abertura da mostra dos trabalhos selecionados no Salão de Humor. Os trabalhos nacionais farão parte de um projeto de educação para o trânsito e percorrerão escolas, grupos e entidades em uma exposição itinerante.
Dia 26 de setembro(sábado), às 10h, acontecerá o encontro entre artistas gráficos, cartunistas, chargistas, quadrinistas, caricaturistas e ilustradores com a comunidade, no Largo Dr, Pio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário