Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

EDIÇÃO DE RISCO 3 SERÁ LANÇADO NA SEXTA-FEIRA NO 1º SALÃO DE HUMOR DE RIO GRANDE

O livro tem a participação de vários artistas de Rio Grande
e será lançado na sexta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a partir das 18 horas,na programação da 16ª Festa do Mar.



Edição de Risco 3 reúne 26 cartunistas gaúchos e será lançada em Rio Grande.
A Edição de Risco 3 (264 pág, 2015, ed. Tinta China e Rio das Letras) reúne charges, cartuns, histórias em quadrinhos, tiras e ilustrações de 26 cartunistas gaúchos. O lançamento será nesta sexta-feira dia 09/10,durante a premiação do 1º Salão de Humor de Rio Grande/RS.
A obra é a última da trilogia que começou em 2006 e, em sua totalidade, publicou 800 páginas com mais de 60 artistas gráficos do sul do país. “Sem dúvida é a maior coletânea de humor gráfico do sul do Brasil nos últimos dez anos”, diz Leandro Dóro, que organizou a trilogia ao lado de Leandro Bierhals, Byrata Lopes e Eugênio Neves.
Segundo Dóro, os cartunistas gaúchos têm uma cultura de coletânea que existe desde anos 70. Em 25 de outubro de 1975 foi lançado o QI 14, que reuniu 14 artistas gráficos do Estado. Logo após, começou uma série de coletâneas que continuaram a ser financiadas principalmente por editoras. Todavia esta tendência se extinguiu nos anos 2000. O autofinanciamento foi uma alternativa viável.
A Edição de Risco 3 conta com participação de artistas de todas as regiões do Estado, reunindo veteranos e novos talentos. A capa de Leandro Bierhals é uma referência as Edição de Risco 1 e 2, de 2005 e 2014, respectivamente.
Participantes:
Bier
Byrata
Cado Bottega
Carlos Ferreira
Donga
Douglas Garcia Dias
Doutor Insekto
Everton Cosme
Eugênio Neves
Fill Chapelletta
Greice Pozatto e Henrique Madeira
Henrique Hubner
Jean Picco

Leandro Bierhals
Leandro Dóro
Maucio
Max Ziemmer
Mario Trevisson
Pomba Claudia
Ricardo Fonseca
Ronaldo Cunha Dias
Silvio Silveira
Wagner Passos e Ivonei de Peraça

Nenhum comentário:

Postar um comentário