Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

domingo, 8 de novembro de 2015

PREFEITURA E FURG REALIZARÃO FESTA LITERÁRIA EM DEZEMBRO


Uma festa, com todas as letras, da literatura sul-rio-grandense. Essa é a proposta da 1ª edição da Festa Literária do Rio Grande, que ocorrerá de 1 a 4 de dezembro no município. O evento, resultado de uma aproximação entre a Prefeitura e a FURG, através da Secretaria de Município da Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Letras, trará escritores consagrados pela crítica, como Luiz Antonio de Assis Brasil, que fará a conferência de abertura.

Com uma logo que alude a um dos maiores símbolos da cidade, a FLIRG, como está sendo chamada pela comissão organizadora, será totalmente gratuita e aberta a toda a comunidade. Para isso, o Centro Histórico, especialmente, as imediações da Biblioteca Rio-Grandense e o Mercado Público serão aproveitados. Estão programados quatro dias de intensas atividades literárias, com a realização de palestras, oficinas, lançamento de livros e sessão de autógrafos com escritores e uma pequena feira do livro, que contará com 12 bancas em funcionamento nos períodos da tarde e da noite.

A iniciativa também será uma oportunidade para as novas gerações de escritores e escritoras de Rio Grande e região conhecerem mais sobre o processo criativo na escrita literária, já que algumas das oficinas oferecidas no decorrer da festa terão este foco. Uma delas será ministrada pelo escritor Ítalo Ogliari, autor de obras como A mulher que comia dedosAna Maria não tinha um braçoUm sete um e A volta. Considerado uma das revelações da literatura sul-rio-grandense contemporânea, Ogliari também é doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS e ex-aluno da Oficina de Criação Literária da mesma universidade, ministrada há 30 anos pelo escritor e professor, Luiz Antonio de Assis Brasil.

Outros escritores reconhecidos integrarão a FLIRG, como Alcy Cheiuche, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2006, que em julho deste ano lançou o seu mais novo livro O Farol da Solidão e a edição bilíngue em português/alemão do romance histórico Sepé Tiaraju, com imagens de Leonid Streliaev, em Rio Grande; e Oscar Brisolara, professor aposentado do Instituto de Letras e Artes da FURG; autor de Sancta Lucrezia dei Cattanei e Dos Segredos de Eva Braunrevelações inusitadas do sul do Brasil e que em 2013 participou do Programa do Jô, da Rede Globo.

O Coordenador do PPGLetras da FURG, Prof. Dr. Mauro Póvoas,  acredita que a parceria estabelecida com a Prefeitura tornará a festa mais democrática, ampliando o acesso e estimulando ainda mais o interesse pela literatura em Rio Grande. “Será um evento voltado não só para estudantes e pesquisadores da área de letras, mas para a comunidade em geral, que aprecia a boa literatura”, disse. Para o secretário de Cultura, Ricardo Freitas, a FLIRG reafirma o compromisso da pasta de dialogar com todas as manifestações culturais do município. “Logo que a ideia da realização da FLIRG chegou à secretaria, não tive dúvidas de que poderíamos avançar. Embora tivéssemos pouco tempo para a organização da mesma, pouco mais de dois meses, conseguimos construir uma boa programação e agora esperamos a participação do público para que, ano que vem, possamos dar seguimento ao evento, em proporções ainda maiores”, salientou.

Outras artes como a música, o cinema e os quadrinhos farão parte da programação, que também terá uma série de atividades destinadas ao público infantil.

PRÊMIO APOLINÁRIO PORTO ALEGRE DE LITERATURA

Um dos pontos altos da Festa Literária do Rio Grande será o lançamento do edital do I Prêmio Apolinário Porto Alegre de Literatura, que homenageará um dos braços fundadores da Sociedade Partenon Literário, o poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta e pesquisador rio-grandino, Apolinário Porto Alegre (1844-1904). O vencedor, além de premiação em dinheiro, levará para casa o troféu O vaqueano, referência a principal obra do autor homenageado e um dos marcos do regionalismo gaúcho. Na oportunidade, a doutora em Teoria Literária pela PUCRS, Maria Eunice Moreira, que escreveu um livro sobre Apolinário, fará uma palestra destacando a vida e a obra do escritor. Uma exposição com documentos e obras que retratam a trajetória literária do mesmo será organizada pela Biblioteca Rio-Grandense e aberta para a visitação da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário