Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

FESTIVAL DE BANDAS MARCIAIS ZECA LANGONE


Na tarde ensolarada do último sábado, 16, o estacionamento do Praça Rio Grande Shopping recebeu centenas de pessoas, de diversas faixas etárias, que apreciaram o 1° Festival de Bandas Marciais Zeca Langone, evento realizado pela Banda Marcial Wanda Rocha em parceria com o Praça Rio Grande Shopping e apoiado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura. 

Zeca Langone foi um grande incentivador e promotor dos festivais de bandas marciais em nossa cidade. A homenagem proferida por Lara, sua esposa, tomou a todos os presentes, ex e atuais componentes da Banda Marcial Wanda Rocha, por uma grande emoção. Reconhecimento pelo belo trabalho de Langone, que ganha um lugar especial na memória da comunidade escolar.


A abertura das apresentações contou com a presença do Corpo dos Fuzileiros Navais, sob a regência do sub-oficial Olympio, o qual destaca a relevância do evento no resgate de valores fundamentais perdidos com o tempo e também como uma oportunidade de reunir a comunidade Rio-grandina. Nei Oliveira, instrutor da Banda Silva Gama entende que o Festival “é uma forma de agrupar o maior número de bandas possíveis para a troca de conhecimentos e confraternização, pois nem tudo é competição”.


O retorno dos Festivais de Bandas Marciais em Rio Grande marca a perseverança de instituições, alunos, músicos e da comunidade escolar na organização e incentivo a atividades gratuitas, abertas à toda a comunidade. A Regente da Banda Mascarenhas de Moraes, Cristiane Arrieche, salienta que mais eventos como este deveriam acontecer, já no início do ano, com o intuito de incentivar as crianças a ensaiar. Para o instrutor da Banda Leões do Lília, Marcelo Caseiro o espaço privilegiado e a iniciativa da realização do Festival é mais uma oportunidade de se trabalhar com o grupo a parte musical e de marcha.


As bandas Monsenhor Gautsch, de São Lourenço e WAM, de Bagé também participaram do Festival e ressaltaram a importância de se mostrar o trabalho que desenvolvem, conforme Leonardo Meireles, “participamos desses eventos, pois o movimento anda bastante fraco. É uma forma de resgatar alunos e gurizada: para além do mundo virtual, existe um mundo de música.”


A Banda França Pinto, a grande vencedora do Festival, reconhece a importância do evento pelo fato de manter as bandas em atividade. Conta-nos o instrutor Ari Gleidson Amaral que “o espaço é maravilhoso, assim como a infraestrutura”. A banda da Escola França Pinto, de Rio Grande, recebeu a maioria das premiações, como naipe destaque em trompetes e trombones, 1º lugar nas categorias: Baliza, Corpo Coreográfico e banda destaque.


A Banda Leões do Lília recebeu o troféu de Naipe Destaque na Categoria Sax; Wanda Rocha - 1º lugar nas categorias Mor e Pelotão de Bandeiras; Mascarenhas de Moraes e Monsenhor Gautsch foram premiados com os 3º e 2º lugares, na categoria Banda Destaque, respectivamente.
 


























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário