Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sábado, 2 de abril de 2016

FESTIVAL DE BANDAS MARCIAIS ZECA LANGONE ACONTECE EM RIO GRANDE NO PRÓXIMO DIA 16





Encontro será no Praça Rio Grande Shopping

Dez bandas escolares e duas convidadas participarão do Festival de Bandas Marciais do Rio Grande no próximo dia 16, sábado, das 15h às 20h no estacionamento do Praça Rio Grande Shopping.

Segundo Rafael Souza, um dos organizadores do evento, o objetivo é colocar a cidade de Rio Grande novamente em evidência como a capital brasileira das bandas marciais. “Há alguns anos não acontece, aqui, um festival grande, com bandas de fora... Éramos referência nacional e fomo-nos perdendo, mas queremos resgatar isso e valorizar nossa cultura”. – explica Souza. O evento é aberto ao público.

Durante o festival acontecerá um Campeonato entre as Bandas Marciais participantes. Uma comissão julgadora irá avaliar critérios como melhor mór, pelotão de bandeiras, baliza feminina, corpo coreográfico e naipe destaque. Todas as bandas marciais escolares da cidade foram convidadas, mas, segundo a organização do evento, uma boa parte ainda está em formação. Todavia, contando com aquelas que virão de fora, doze bandas já confirmaram presença no evento, dentre elas a banda do corpo de Fuzileiros Navais do Rio Grande e a banda do 9º batalhão de infantaria da cidade de Pelotas, que farão participações especiais no evento.

O Festival está sendo organizado pela Associação da Banda Marcial da Escola Wanda Rocha, e tem o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, de Educação, de Mobilidade Urbana e da Escola Municipal de Belas Artes Heitor de Lemos. 

"Realizamos dois Festivais de Bandas no ano de 2015, um no Cassino e outro na 16ª Festa do Mar ,incentivando a retomada da reorganização das Bandas Locais. Em 2016 estaremos trazendo para Rio Grande o Campeonato Estadual da FEBARGS, por isso e por entender que as bandas são  espaços de integração e aprendizado dos jovens é que é muito importante estar apoiando este Festival organizado pela Associação da Banda Marcial da Escola Wanda Rocha", enfatiza o Secretário Municipal de Cultura Ricardo Freitas.

Serviço:
O que: Festival de Bandas Marciais Zeca Langone
Onde: Estacionamento do Praça Rio Grande Shopping
Quando: 16 de abril
Horário: das 15h às 20h

Quanto: Evento aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário