Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

SECRETARIA DE CULTURA E CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA LANÇAM O PROJETO "MEMÓRIA DOS BAIRROS"

Bairro Getúlio Vargas foi o escolhido para ser o piloto da iniciativa.

Foi lançado, dia 21 de junho, na Fototeca da Prefeitura Municipal do Rio Grande, o projeto Memória dos Bairros. A iniciativa, que também agrega as secretarias de Município da Educação, Cidadania e Assistência Social e a FURG, pretende trabalhar questões sobre memória, patrimônio e identidade dentro de bairros do município de Rio Grande.









A intenção desta proposta é romper com a tradição de que as experiências a serem rememoradas e os lugares de memória a serem resguardados são aqueles eleitos pela versão oficial “vencedora” da história e, por isso, uma versão que limita as representações da história e da memória de grandes parcelas da população.
Em uma cidade como a nossa, formada por pessoas tão diferentes e vindas de lugares diversos, a riqueza cultural é imensa e se traduz nas mais plurais formas de viver, conviver e se expressar para o mundo.
Será proposto que se faça o levantamento da ocupação do território, dos primeiros moradores, relatos da vida e da forma como se deu o desenvolvimento da comunidade em questão, viabilizando, a partir disso, um diagnóstico da situação peculiar a cada lugar. Em seguida, a ideia é trabalhar com os moradores a questão de patrimônio individual e coletivo, começando com seus guardados, fotos, histórias e o que mais considerem relevantes. Com isso, tentar estabelecer um vínculo de afeto e pertencimento entre os moradores e seu bairro ou distrito.
Os resultados das pesquisas, fotografias, dados e registros serão disponibilizados virtualmente, através de um mapa da cidade, colorido com os bairros já trabalhados, e que se forem acessados oferecerão todo o conteúdo levantado pelo projeto. Trará sugestões de roteiros possíveis, locais imperdíveis e histórias significativas, além de trabalhos acadêmicos já realizados sobre o tema.

O projeto pretende, também, ser transformador, na medida em que possibilita uma visão crítica sobre o local, provocando a reflexão e a ação sobre a realidade, percebendo o quanto os próprios moradores podem inferir sobre a própria vida e o destino do bairro e fazendo com que seu patrimônio atual e futuro possa ser enriquecido a partir de uma experiência coletiva e afirmativa.
O local escolhido para iniciar o projeto é o Bairro Getúlio Vargas e a população está convidada, desde já, a participar da iniciativa. Para informações, o Centro Municipal de Cultura pode ser contatado pelo telefone 32316399.



Nenhum comentário:

Postar um comentário