Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

REABERTURA DO TEATRO MUNICIPAL


E o show tem que continuar! 

Após reformas e adequações necessárias para a liberação do PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios) em 31 de agosto o Teatro Municipal situado à Avenida Major Carlos Pinto reabre suas portas para a Cultura e para a Comunidade. Mais uma vez este equipamento é disponibilizado para a apresentação das mais diversas linguagens, manifestações artísticas e culturais do Município. 


A noite de reabertura do espaço contou com a presença de talentosos artistas de Rio Grande e região, compreendidos em espetáculos cênicos, musicais e de dança. Entre as tradicionais escolas e demais grupos culturais inseridos no município, produções clássicas e contemporâneas, o teatro ganha vida novamente - um território para a diversidade. 

De acordo com Jane Borghetti, diretora do Teatro Municipal, “o longo período sem o teatro criou um distanciamento e um vazio muito grande na cultura Rio-grandina, deixando os artistas e o público sem o único local que a cidade dispõe para assistir e realizar qualquer espetáculo. E a falta de outros espaços para atender todos os seguimentos das artes cênicas (teatro, danças, música) é um dos grandes motivos de gerar tanta expectativa pela reabertura do Teatro”. E segue: “confiamos que o Teatro Municipal volte a ser o grande palco de nossas manifestações artísticas, com espetáculos de qualidade e que continue proporcionando momentos mágicos de exploração e descoberta das artes cênicas e de propagação de cultura em nossa comunidade”

Espetáculos realizados após a reabertura

Com uma agenda repleta de atividades o Teatro abre suas cortinas para variados espetáculos, com uma programação que compreende a todas as faixas etárias. Nos últimos dias 28 e 29 de setembro o Grupo Pregando Peça de Santa Maria/RS realizou duas sessões do espetáculo de bonecos O Macaco Simão e o mistério do rio para um público jovem e bastante animado – alunos das redes pública e privada do município. 


A peça narra a história de Simão, um macaco que procura desvendar o mistério por trás da poluição do rio, bem como do lixo encontrado na floresta. O tema garante aos espectadores uma importante lição sobre a preservação do meio ambiente e sobre a valorização da vida. O espetáculo, de entrada franca, foi patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91). Segundo Jane, “promover espetáculos de qualidade, com preços especiais e gratuitos com o objetivo de estimular o público a frequentar o teatro e nesse sentido as parcerias com SESC e grupos apoiados por Lei de Incentivo à Cultura, têm proporcionado oferecer estes espetáculos para toda a comunidade. Para 2017 estamos programando festivais, oficinas e grupos de teatro, música e dança para que o teatro tenha seus grupos próprios”. 









Texto: Cris Rivero 
Fotos: Cláudia Dorneles e SeCult
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário