Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

1ª NOITE DO CENTRO HISTÓRICO DO RIO GRANDE


A 1ª Noite do Centro Histórico de Rio Grande correrá nesta quinta-feira (10) das 18h às 24h. O evento consiste em valorizar a história inserida no municio de Rio Grande. Guias apresentarão ao público os museus e a história da cidade. Ao todo 15 museus e acervos estarão participando do evento que terá entrada franca e contará com apresentações musicais, de dança e exposições.
As atividades ficarão concentradas no Centro Histórico do Rio Grande, no entorno da Praça Xavier Ferreira, onde será possível visitar os museus da Cidade do Rio Grande – Coleção Histórica e de Arte Sacra, do Porto, Náutico, Navio-museu, Oceanográfico e Antártico.
Para o deslocamento até os dois últimos museus, será disponibilizado um ônibus com a saída da esquina das ruas General Neto com General Osório, a cada 30 minutos. O transporte tem o objetivo de levar a população até os museus e retornar para o Centro Histórico. O trajeto será acompanhando por guias de turismo que passarão informações aos visitantes.
Além disso, o salão nobre do Prédio da Alfândega (acesso pela rua Marechal Floriano Peixoto), receberá a exposição “Noite do Centro Histórico de Rio Grande”, que reunirá os acervos e museus afastados do centro da cidade. No local estarão participando os museus da Comunicação, Naval e do CTG Mate Amargo, Memorial do Sport Club São Paulo, Acervo Histórico do Sport Club Rio Grande, Núcleo de Memória Francisco Martins Bastos, Centro de Memória da Educação, Acervo Histórico da Banda Rossini, Ecomuseu da Picada, Centro Português do Rio Grande e a exposição Nos trilhos da História.
Outra atração do Centro Histórico será o Mercado Público, que estará com seus restaurantes abertos, e a exposição de carros antigos, na Rua Riachuelo, próximo ao Museu do Porto.
O secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, falou sobre a visibilidade que o evento pretende levar aos museus da cidade. “Este importante evento que dá extrema visibilidade aos museus da cidade e realizado no Centro Histórico é realizado de forma conjunta e compartilhada entre seu proponente (vereadora Lu Compiani) , as instituições participantes, os apoiadores, os artistas que se apresentarão e com a Prefeitura do Rio Grande através das suas secretarias. Todos os envolvidos serão contemplados com um belo espetáculo, mas sobretudo ganha a população rio-grandina com esta noite que promete ser memorável”, concluiu.
Segurança
A 1ª Noite do Centro Histórico do Rio Grande contará com reforço na área de Segurança Pública. Para garantir tranquilidade dos visitantes, as Secretarias do Município realizaram melhorias na iluminação do Centro Histórico e trabalharão em conjunto com outros órgãos para haver maior bem-estar do público visitante.
Também haverá reforço no policiamento que contará com a participação da Brigada Militar, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA) e da Polícia Civil, que estará com sua Delegacia Móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário