Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

AÇÕES EDUCATIVAS NO 2º SALÃO DE ARTES VISUAIS



Na última sexta-feira (18) o grupo de mediadores participou do terceiro dia de formação, realizado pela Arte Educadora Fabiane Pianowski. A mediação foi realizada entre o grupo como prática, contribuindo para os futuros encontros com os visitantes.






Na mesma tarde, alunos da Escola Municipal Cipriano Porto Alegre foram recepcionados por Magriço, o menino pintor; uma personificação idealizada pelo professor Pablo Mateus do Pinho alusiva ao pintor Rio-grandino Romualdo Gomes Magriço, nascido no ano de 1863. 


A ação educativa proposta por Pablo visa à reeducação do olhar como o mesmo sugere: “buscamos com esta iniciativa estimular a experiência estética dos observadores e desenvolver as competências desta percepção através da prática criativa e inventiva que a arte nos proporciona”. 

Os alunos visitaram espaços do Centro Histórico como a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, a Bibliotheca Rio-Grandense, a Câmara do Comércio e o Mercado Público. Neste último os "pequenos pintores" buscaram reproduzir paisagens, assim como Romualdo Magriço em sua obra: O Naufrágio do Rio Apa, tela pertencente ao acervo da Bibliotheca Rio-Grandense e atualmente exposta na Câmara do Comércio. 









Uma nova turma participará desta proposta junto a “Magriço, o menino pintor”, na tarde desta quinta-feira (24), a partir das 14h30.

Fotos: Cláudia Dorneles



Nenhum comentário:

Postar um comentário