Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

DO LIXO AO LUXO: A ARTE SUSTENTÁVEL DE CARLO E VALMIR, NA SALA MULTIUSO


Tudo pode – ou deveria – ser transformado, reutilizado e reciclado. Estes são os princípios que pautam os trabalhos artísticos de Carlo Diego e Valmir Lopes. Uma prova disso pode ser conferida na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal do Rio Grande, onde até o dia 28 de fevereiro estarão expostos uma parte das suas criações na exposição Sobre ‘Creare’ Fazer Crescer e Elevar. Inspirados nos renomados designers paulistas Fernando e Humberto Campana, os artistas rio-grandinos têm conquistado admiradores em todo o Rio Grande do Sul com produções criativas e sustentáveis.

Mesas, sofás, banquetas, luminárias e almofadas são alguns dos itens construídos a partir do reaproveitamento de materiais como pneus, madeira, retalhos de tecidos e de sacos plásticos. Carlo Diego destaca que tudo começou na Universidade Federal do Rio Grande, mais especificamente, no período da graduação do curso de Artes Visuais. “As orientações da professora Teresa Lenzi e a participação em um projeto de extensão chamado Re-utilize deram um norte para o nosso trabalho e nos apontou o caminho a seguir. Fomos acolhidos pela Furg, que nos deu a oportunidade de expor as nossas criações em diversos ambientes, como a Feira do Livro, o Café Cultural, a Diretoria de Extensão e o Gabinete da Reitoria”, diz. Na universidade, os artistas criaram uma linha acadêmica, com a elaboração de uma mochila e de um estojo a partir do reaproveitamento de lona de vinil.

Carlo conta que conheceu o parceiro, Valmir, por acaso, em 2012. “Ele era amigo do meu irmão. Constatamos que tínhamos gostos e pretensões artísticas em comum logo nas primeiras conversas. Ele era apicultor e eu trabalhava com ilustração. Começamos com um negócio de textura em paredes, a partir daí, não paramos mais”, lembra.

Além do design e da criatividade, o nome dos trabalhos expostos na Sala Multiuso também chamam a atenção dos visitantes. São os casos do Sofá Molhes, da Banqueta Papareia e da Luminária Pesca, que aludem aos valores e à identidade do município do Rio Grande. Outras peças, remetem à lembranças e afetos dos artistas, como a Luminária Vicência e o Sofá Tinhoca, nomes da mãe de criação e da avó de Carlo, respectivamente. “É um sofá de dois assentos com estampas florais. Uma homenagem à minha querida avó, que gostava muito deste tipo de material”, salienta. O estúdio dos artistas, ambiente de trabalho e de criação, é aberto à visitação do público e está localizado na rua dos Escaleres, 308, no bairro Parque Marinha.









Nenhum comentário:

Postar um comentário