Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 30 de março de 2017

PRIMEIRO DIA DO SEMINÁRIO DOS 280 ANOS DA FUNDAÇÃO DO RIO GRANDE CONTOU COM PÚBLICO EXPRESSIVO


A abertura oficial do Seminário dos 280 Anos da Fundação da Cidade do Rio Grande foi realizada na tarde de hoje (30), no auditório da Receita Federal, em Rio Grande. O Seminário está integrado às comemorações do aniversário da cidade e tem em seu bojo a valorização da história de lutas, conquistas e resistência do município do Rio Grande.

Compuseram a mesa de abertura do Seminário o vice-prefeito Renato Gomes, representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer, a primeira-dama do Município e presidente da Comissão Organizadora dos 280 anos do município, Eunice Lindenmeyer, o secretário de município da Cultura Ricardo Freitas, o inspetor substituto da Receita Federal Paulo Francisco Martins, o Prof. Dr. Francisco das Neves Alves, representando a Biblioteca Rio-Grandense e a Academia Rio-grandina de Letras, o Prof. Dr. Luiz Henrique Torres, representando a Universidade Federal do Rio Grande, e um dos palestrantes da tarde, Miguel Frederico do Espírito Santo, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande Sul.

Ao dar as boas vindas ao expressivo público presente no primeiro dia de atividades do Seminário, o vice-prefeito Renato Gomes enfatizou a importância de eventos como este, que exaltem a história de um povo. “São 280 anos, não é pouca coisa. É muita história para contar, importantes personagens para conhecer, reconhecer e relembrar. O município precisa de mais espaços de discussão assim. Espero que este Seminário seja muito proveitoso”, disse.

O secretário da Cultura, Ricardo Freitas, lembrou a tarefa que a SeCult recebeu de que o aniversário da cidade fosse uma comemoração anual. “O prefeito Alexandre nos fez esse pedido. De que o aniversário da cidade fosse além de um festejo em uma só data, mas que durasse o ano todo. E não podíamos deixar de lado a história desta cidade, que é carregada de lutas, conquistas e resistências”, enfatizou.

Em nome da Receita Federal, Paulo Martins ressaltou que é uma honra para a instituição receber um seminário desta espécie. Sobre a  escolha do local, o Prof. Dr. Luiz Henrique Torres disse que não havia melhor lugar. “Fico satisfeito que a Prefeitura tenha elaborado esta proposta de seminário. Nós, da universidade,  estamos extremamente satisfeitos. O local escolhido é ideal, por si só traz muita história. Estou certo de que teremos um debate muito produtivo”, completou.

Ao final a mesa foi desfeita e Miguel Frederico do Espírito Santo, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande Sul, palestrou sobre o tema “O Rio Grande de São Pedro: entre a fé e a razão”, seguido pelo Professor Anselmo Alves Neetzow, com a palestra “Do imaginado ao realizado: a cidade do Rio Grande entre as disputas coloniais”. O Seminário é promovido pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura, em conjunto com a Biblioteca Rio-grandense e a Academia Rio-grandina de Letras. O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Receita Federal.















Nenhum comentário:

Postar um comentário