Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 14 de março de 2017

PROJETO EU AMO LER FOMENTA A LEITURA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO


Fomentar o livro, a leitura e a literatura. Essa é a proposta do projeto Eu Amo Ler da Secretaria de Município da Cultura. Com este objetivo, o núcleo responsável por esta pauta na secretaria esteve na Praça Xavier Ferreira, onde foi realizada uma feira de troca de livros em parceria com a Biblioteca Rio-Grandense e com o Sesi.

A atividade aguçou a curiosidade e o interesse de rio-grandinos e rio-grandinas que não mediram esforços para participar do encontro. Como as aposentadas Neida Cosme e Gloria Vieira, que trouxeram seis livros para troca. A primeira, disse ter se encantado pelo universo da literatura ainda na infância, após ter lido As aventuras de Robinson Crusoé, do escritor britânico Daniel Defoe. “Achei a iniciativa muito boa. Li a notícia em um jornal local e não hesitei em participar. Creio que seja uma maneira de aproximar o livro e a literatura da população”, salientou.

Adão José dos Passos, estivador aposentado, justifica o argumento de Neida. Morador do bairro Getúlio Vargas, ele se deslocou de bicicleta até a Praça Xavier Ferreira apenas para efetuar as suas trocas. Participante assíduo de feiras de trocas de livro, como a realizada pelo projeto Socializando a Leitura, da Universidade Federal do Rio Grande, na Quitanda Cultural, ele comenta ser essa a única oportunidade de renovar a sua biblioteca “Sempre gostei de ler e essa é a maneira que encontrei de ter acesso às obras literárias. Livros novos são muito caros e, nem sempre, consigo adquirir”, diz.

De acordo com Luciana Gepiak, Assessora de Literatura da Secult, após o retorno positivo da comunidade logo na primeira edição do projeto a proposta será reavaliada junto ao Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas da secretaria. A expectativa é que possa ser realizada quinzenalmente. A próxima edição do projeto Eu amo Ler será realizada no dia 27/03.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário