Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

MANGÁ E CULTURA JAPONESA NO MERCADO PÚBLICO


 Desde meados dos anos 1990, o mangá, nome dado as histórias em quadrinhos de origem japonesa, têm conquistado adeptos, de todas as idades, fora do continente asiático. Em Rio Grande não é diferente. Ano após ano cresce o número de ações e eventos que aludem à cultura japonesa na cidade, alguns deles, promovidos ou realizados em parceria com a Secretaria de Município da Cultura.

Desde meados do mês de abril, a temática japonesa tem feito parte da rotina do Mercado Público Municipal. Seja através da prática da Ikebana, técnica de arranjos florais com espiritualidade, ensinada pela professora Dulce Mendonça, seja pelo traço da dupla Luís Augusto Lexistão e Bhruna Yuki Oshiro, ilustradores com formação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande. Ambos, dispostos a transmitir um pouco sobre a técnica de desenho japonesa, através de oficina no Atelier do Mercado.

Lexistão, 23 anos, começou a desenhar ainda criança. A paixão pelos animes, como são conhecidas as animações japonesas, auxiliaram na escolha da graduação e influenciam, até hoje, a sua produção artística e profissional. Ele conta que publica desde 2012, no formato on-line, seus trabalhos em quadrinhos, disponíveis gratuitamente no seu site pessoal. No ano passado, publicou a primeira revista impressa, após a realização de alguns trabalhos como freelancer no Brasil e no exterior. Na oficina, busca compartilhar conhecimento, divulgar a cultura e a arte japonesa e aprender com pessoas que possuem o mesmo gosto pela arte oriental.

Descendente de japoneses, Oshiro, 17 anos, diz que o apreço pela cultura japonesa “vem de berço”. “Eu nem mesmo sabia falar e já folheava mangás, assistia animes e jogava videogames”, diz. O talento para o desenho surgiu naturalmente, conseqüência do incentivo dos pais, mas não seria consolidado sem o estudo e a prática. Neste sentido, optou pelo curso de bacharelado em Artes Visuais e planeja, em um futuro próximo, trabalhar com design de games. Segundo ela, as oficinas de mangá no Mercado Público serão uma ótima oportunidade para intercâmbio de conhecimento, além de um espaço privilegiado para a difusão da cultura japonesa. Um pouco do seu trabalho pode ser conferido na página www.byoshiro.deviantart.com.

As oficinas de mangá são realizadas todas às segundas-feiras, das 14h às 17h30, no Atelier Livre do Mercado Municipal. O projeto, da Secretaria de Município da Cultura, visa à ocupação cultural do espaço público e a formação em artes visuais para a comunidade rio-grandina. As inscrições podem ser realizadas no local, até quinze minutos antes do início das aulas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário