Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

MÚSICA E CULTURA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS


Projeto Banda na Praça inicia temporada 2017

Uma das premissas da Secretaria de Município da Cultura é a ocupação cultural dos espaços públicos. Assim está sendo com a Quitanda Cultural, com o Atelier Livre do Mercado Público, com o Quiosque da Cultura, no balneário Cassino, e com outros tantos equipamentos públicos administrados pela pasta. Outro projeto neste sentido é o Banda na Praça, que visa à descentralização da cultura, com a promoção e o acesso à música para a comunidade. Neste ano estão previstas apresentações musicais gratuitas e ao ar livre nas praças Tamandaré e Xavier Ferreira.

A abertura da temporada 2017 ficou a cargo da Banda de Música do Comando do 5º Distrito Naval, que possui mais três décadas de atividade no município. Fundada em 1986, com a finalidade de abrilhantar as cerimônias militares e eventos cívico-sociais, a banda participou de diversos concertos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Rio Grande, consolida a parceria com a Secretaria de Município da Cultura ao participar pelo terceiro ano consecutivo do projeto Banda na Praça, iniciado ainda em 2015.

Sob a regência do Suboficial Jonas Olímpio Pereira e mais 22 músicos executantes, com formação e aperfeiçoamento em música no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, no Rio de Janeiro, a banda cativou a população que transitava pela praça Tamandaré na tarde desta quinta-feira (11), que parou para contemplar um repertório variado e envolvente composto, na sua maioria, por sucessos da música popular brasileira. 
Para o Suboficial Olímpio, é uma grande satisfação para a Marinha do Brasil integrar um projeto que proporciona tardes agradáveis de música e cultura nas praças do município. “É mais uma oportunidade para a integração da Marinha do Brasil com a população do Rio Grande”, complementa.

A próxima edição do projeto Banda na Praça ocorrerá no dia 13 maio, véspera do Dia das Mães, na edição temática da Quitanda Cultural, na Praça Xavier Ferreira. Para este dia está confirmada a apresentação da tradicional Banda Musical Gioacchino Rossini.











Nenhum comentário:

Postar um comentário