Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

OSPA EM RIO GRANDE


Está pré-agendada uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Ospa, no município do Rio Grande, na primeira quinzena de dezembro. O ato foi discutido em uma reunião na capital gaúcha entre o secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, o superintendente administrativo da Ospa, Rogerio Beidacki e o diretor artístico e maestro da orquestra, Evandro Matté. A iniciativa fará parte das comemorações dos 280 anos da cidade do Rio Grande.

Um dos apoiadores da Série Interior, que prevê a descentralização da Ospa nos municípios do interior do estado, é a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), ao qual o prefeito Alexandre Lindenmeyer havia solicitado a inclusão de Rio Grande na programação cultural da orquestra. A apresentação já havia sido agendada pela Secretaria de Estado da Cultura.

A Série Interior sublinha a meta da orquestra de institucionalizar sua presença pelas diferentes cidades do Rio Grande do Sul, colocando o interior na rota da sua programação. Promovida em parceria com a Corsan, a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a teatros, igrejas e auditórios de todo o estado. Os concertos contam com a regência de Evandro Matté e solos de Samuca do Acordeon, um dos mais reconhecidos músicos da nova geração de instrumentistas do Rio Grande do Sul. O repertório contempla composições orquestrais tradicionais, música gaúcha e obras inspiradas em ritmo de dança, como a valsa, a polca, ritmos afro-brasileiros e o tango.

HISTÓRIA

A Ospa foi fundada em 1950, tendo à sua frente o maestro húngaro Pablo Komlós, regente responsável pela permanência, solidificação e prestígio adquirido pela orquestra gaúcha em todo o país. Até o ano de 1964 a orquestra era mantida com a colaboração de sócios e pela comunidade local. Transformou-se em fundação no ano seguinte, 1965, quando passou a ser administrada pelo Governo do Estado. Atualmente, a Ospa está vinculada à Secretaria da Cultura, Turismo Esporte e Lazer.



2 comentários:

  1. Acho q uma grande parcela dos rio-grandinos,não estão dispostos ouvir a ospa sim ouvir o executivo dizer q vai tapar os #Buracos das ruas da cidade e dos bairros,tapar as #Valetas q estão a céu aberto melhorar o transporte coletivo,a segurança do municipio etcetc.Musica só qnd tudo estiver em plena condições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trazer a OSPA, a Rio Grande é jogar pérolas aos porcos, que lástima!! Pois se as pessoas não conseguem perceber que é a cultura, a arte que nos separa dos outros animais, de fato trazer a OSPA é jogar pérolas aos... Parabéns a todos que estão comprometidos em trazer essa maravilhosa orquestra que é um patrimÔnio inestimável do Rio Grande do Su... Tennho dito.

      Excluir