Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 25 de julho de 2017

ARTE NAS PARADAS DE ÔNIBUS


SECULT E SMMUA LANÇAM EDITAL DO PROJETO ARTE NA PARADA

Democratizar a cultura e humanizar os espaços públicos, através da arte de rua. Essa é a proposta da Prefeitura Municipal do Rio Grande, a partir do trabalho transversal das secretarias de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA) e da Cultura (SECULT). Juntas, as pastas lançaram o edital do projeto Arte na Parada, que visa selecionar propostas de pintura, em graffiti, para abrigos do transporte coletivo.

Na primeira etapa do projeto serão disponibilizadas 100 paradas de ônibus para intervenções artísticas. A maior parte delas, com trabalhos alusivos aos 280 anos do município do Rio Grande. Cada projeto selecionado receberá ajuda de custo de R$ 350,00.
De acordo com o secretário de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Júlio Martins, a depredação de paradas de ônibus é um problema bastante grave no município. “Somamos um gasto anual de aproximadamente 100 mil reais apenas com reparos e recolocação de paradas”, salienta. Com ações educativas e culturais, conforme as destacadas pelo projeto, o titular da SMMUA espera maior cuidado e preservação do patrimônio público por parte da população. “Nosso investimento [na intervenção artística de 100 paradas de ônibus] é menos de 5% do que gastaríamos na aquisição de paradas de ônibus novas. Por isso, apostamos na arte, na educação e na cultura”, complementa.

O secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, reitera as palavras de Martins e acredita no potencial da arte urbana em Rio Grande. “Observamos que esse tipo de arte é muito respeitada na cidade. As intervenções de grafite nos muros da SAC e do Porto Novo, por exemplo, nas duas edições que realizamos do Meeting Of Syles, permanecem até hoje. Por isso, acreditamos que esse projeto possa fortalecer as relações de pertencimento e de apropriação dos cidadãos com a cidade, sobretudo, por meio da arte e cultura”, argumenta.

No decorrer do processo, uma comissão será formada e irá avaliar os trabalhos recebidos, de acordo com os critérios de Qualidade/Consistência Artística, Originalidade, Criatividade e Visibilidade Técnica. A divulgação das propostas vencedoras e o início da execução das obras está prevista para os dias 11 e 20 de setembro, respectivamente. O edital completo está disponível no site: http://secultrg.wixsite.com/riogrande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário