Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 11 de julho de 2017

RESISTÊNCIA CULTURAL E GERAÇÃO DE RENDA: CONHEÇA O AFRO-ARTESANATO DO MERCADO MUNICIPAL


O Atelier Livre do Mercado, espaço de criação e formação em artes visuais da Secretaria de Município da Cultura, deu início a mais um curso no Chalé 7 do Mercado Público Municipal. Sob a coordenação da Professora Ingrid Costa, através do Projeto Boneca Africana Rana e Ong Águas do Sul, a artesã Maria de Fátima Ramalho e a monitora Francine de Souza e Silva ocuparam o espaço público com oficinas de afro-artesanato.

Maria, 48 anos, é historiadora e atua na rede estadual de ensino, nas escolas Silva Paes e Bibiano de Almeida. Nas horas vagas trabalha com artesanato, que considera um hobbie, mas também uma fonte de renda. Afro-artesanato, conforme costuma intitular os seus trabalhos, alguns deles realizados a partir do reaproveitamento de brinquedos e materiais recicláveis, como garrafas pet.

Na companhia da monitora ela está disposta a compartilhar, para todos os públicos, de crianças à terceira idade, as técnicas em EVA que dão o contorno e um colorido todo especial para os trabalhos. “Comecei com o tricô, passei pela pintura, mas me encontrei mesmo no artesanato. Foi a maneira que achei, juntamente com outras educadoras, para divulgar a cultura afro”, destacou. Muitas bonecas confeccionadas pelas professoras representam orixás, como Iansã, Iemanjá, dentre outros.

A proposta, segundo ela, é que, a partir do material produzido, sejam apresentados, discutidos e desmitificados alguns preconceitos que ainda persistem na sociedade sobre a cultura negra. O curso está sendo oferecido todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, com inscrições no local. Para facilitar o andamento dos trabalhos, a professora sugere que os interessados levem garrafas pet e EVA, com cores e estilos de acordo com o gosto e a criatividade de cada um.  Maiores informações podem ser obtidas através do número 981082550.



Um comentário: