Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

EXPOSIÇÃO RIO GRANDE: 280 ANOS DE FUNDAÇÃO REMONTA AS ORIGENS DO MUNICÍPIO MAIS ANTIGO DO RIO GRANDE DO SUL


A exposição Rio Grande: 280 anos de Fundação está aberta para visitação pública até o próximo sábado (30), no interior do Mercado Público Municipal. A mostra participa da 29ª Semana de Arte e Cultura, organizada pela Secretaria de Município da Cultura.

Sob a curadoria do Prof. Dr. Luiz Henrique Torres, a exposição faz parte de uma pesquisa sobre as imagens enquanto documentos para escrever a História em Rio Grande. As fotografias são do acervo da Biblioteca Rio-Grandense e os cartões-postais foram cedidos para reprodução por Leonardo Barbosa Lopes.   Segundo Torres, “O atual município do Rio Grande avança em direção a três séculos de formação histórica com a necessidade premente de conhecer cada vez mais a caminhada de gerações que aqui aportaram desde o século 18”. As imagens, complementa, “permitem um diálogo inicial com um passado multifacetado de experiências civilizatórias”.

Buscou-se nesta exposição, através de dez banners com imagens entre 1900-1950, trazer alguns temas fundamentais para entender Rio Grande: o papel do Porto Velho e do Porto Novo; o comércio de exportação e importação; a industrialização; a cultura operária; os espaços da fé no centro histórico; as praças e a arte em ferro francesa; o balneário Cassino; o patrimônio edificado dos prédios administrativos do centro histórico; as antigas ruas da cidade; os cenários rurais das ilhas; a cidade enquanto cartão-postal.

AÇÕES EDUCATIVAS

Uma série de ações educativas com alunos e alunas de diversas idades da Escola Municipal Viriato Corrêa complementa a programação da 29ª Semana de Arte e Cultura no Mercado Municipal. Nas manhãs e tardes da última segunda-feira (25) e desta quarta (27) os pequenos tiveram a oportunidade de conhecer o Mercado Público, visitar a exposição Rio Grande: 280 anos de Fundação, aprender um pouco mais sobre a história da cidade no Espaço Histórico e Cultural Rio Grande de São Pedro e participar de uma grande aula de artes no Atelier Livre do Mercado.

Para a diretora do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, Janice Hias, a avaliação da atividade foi bastante positiva. “Decidimos instalar a exposição em um local público, de bastante fluência, como é o Mercado Público. Para ampliar ainda mais essa mediação com a comunidade convidamos uma escola municipal, apresentando um roteiro histórico e cultural para os alunos e alunas. Estão sendo tardes bastante proveitosas e de muita troca de experiências”, salienta.  Na próxima sexta-feira (29), das 14h às 17h, mais uma ação educativa será realizada no Mercado Público Municipal.










Nenhum comentário:

Postar um comentário