Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

INICIA AMANHÃ A 29ª SEMANA DE ARTE E CULTURA

Música, dança, teatro, exposições, literatura e arte de rua. As mais diferentes expressões artísticas e culturais do Rio Grande estarão reunidas em mais uma edição da Semana de Arte e Cultura, a vigésima nona, no município. De 22 de setembro a 1º de outubro diversas atrações gratuitas, organizadas pela Secretaria de Município da Cultura, estarão disponíveis para a comunidade. As atividades iniciam na sexta-feira (22), com a realização da Primavera da Leitura, iniciativa do Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas da pasta. Das 14h às 17h, o Núcleo promoverá uma grande ação na Praça Xavier Ferreira com trocas de livros por mudas de plantas.

No mesmo dia, das 13h30 às 18h30, a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini estará aberta para visitação pública, com a exposição “Aos olhos de quem vê”, que destaca registros históricos de manifestações e encontros coletivos na cidade. A mostra integra a 11ª Primavera de Museus e faz parte das comemorações dos 20 anos do museu rio-grandino.
As atrações continuam no final de semana, com a realização do 8ª Dança Tchê, das 10h às 22h, no Praça Rio Grande Shopping. O evento ocorrerá no sábado (23) e no domingo (24) e é uma parceria da secretaria com o empreendimento. No domingo (24) a comunidade do Cassino receberá a Banda Musical Gioacchino Rossini, que fará um concerto no Multipalco da Avenida Rio Grande, a partir das 15h30.

Na segunda-feira (25) a exposição Rio Grande: 280 anos de fundação, organizada pelo Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, dará seguimento à programação, no Mercado Público Municipal. O material a ser apresentado é resultado das pesquisas do Professor Doutor Luiz Henrique Torres. O I Seminário Tessituras, em comemoração aos 80 anos da escritora Marina Colasanti, ocorrerá na terça-feira (26) e é aberto à comunidade em geral. Com programação nos períodos da manhã e tarde, a ação organizada pelo Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas da secretaria abordará a vida e a obra da autora através de palestras, conversas literárias e saraus, na sala de leitura da Biblioteca Rio-grandense.

A exposição “Rio Grande celebrando o apito sobre os trilhos”, na Sala Multiuso, andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande, será a atração da quarta-feira (27). No dia seguinte, na quinta-feira (28), será a vez da arte de rua com a grafitagem dos abrigos de ônibus do município, por meio do projeto Arte na Parada. Na sexta-feira (29) acontece uma edição especial do Samba no Mercado, no Mercado Público Municipal, a partir das 18h30.  Concomitantemente, no Teatro Municipal, ocorre o show da banda Goiaba de Casa, a partir das 20h.

No sábado (30) ocorre o concerto The Beatles, uma homenagem à banda britânica mais querida do mundo, com releituras dos seus maiores clássicos por bandas da cidade e da região. O show inicia às 20h, no Teatro Municipal. A programação da 29ª Semana de Arte e Cultura encerra no domingo (1º/10), com o show de Dime Magalhães e amigos, também no Teatro Municipal, a partir das 20h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário