Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CASINHAS DA CULTURA PROMOVEM A CIRCULAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA NOS ESPAÇOS PÚBLICO DE RIO GRANDE


Quem passou pelas principais praças e espaços públicos da cidade, na última semana, deve ter notado a instalação de pequenas bibliotecas, no formato de casinhas, recheada de livros, revistas e HQ’s.

Com a inscrição Ler, devolver e contribuir, as Casinhas da Cultura visam à promoção do livro, da leitura e da literatura no município do Rio Grande e se aliam a outras ações e projetos de cunho literário já realizados e em desenvolvimento pela Secretaria de Município da Cultura, todas organizadas pelo Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas da pasta, como as feiras de trocas de livros no interior da praça Xavier Ferreira, a Festa Literária do Rio Grande e o Prêmio Apolinário Porto Alegre.

Na manhã desta sexta-feira (1), o prefeito Alexandre Lindenmeyer, acompanhado pelo secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, e pelo vereador Rogério Gomes, autor da proposta e que viabilizou a execução do projeto, fizeram uma pequena vistoria no local, que já está disponível para a comunidade. Freitas argumenta que, inicialmente, foram distribuídas três unidades nas praças Xavier Ferreira, Tamandaré e Saraiva. “Trata-se de um projeto piloto, que será reavaliado e aprimorado, de acordo com a demanda da comunidade”, disse.

A intenção é que a população se aproprie do espaço, contribua para a circulação do livro, com a retirada e devolução das obras, e com a preservação do patrimônio público. A reposição dos livros será realizada pelas bibliotecas públicas vinculadas à Secretaria de Município da Cultura, a Biblioteca Monteiro Lobato, a Biblioteca Erico Veríssimo e a Biblioteca Amaury dos Santos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário