Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

domingo, 26 de novembro de 2017

MEETING OF STYLES COLORE A CIDADE COM O MELHOR DA ARTE DE RUA E DO GRAFITE


Não faltou cor, luz e criatividade nos muros do Porto do Rio Grande.  Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade do Rio Grande recebeu a nata do grafitti nacional e internacional em mais uma edição do Meeting Of Styles. A etapa brasileira do evento ocorreu no sábado (25) e no domingo (26) e transformou os paredões da periferia do município com o melhor da arte de rua.

Em poucas horas a Avenida Honório Bicalho ganhou forma com a presença de caminhões, andaimes, spray, tinta e artistas. Gente que veio de longe, muito longe, como o russo Dimitri Bragin, ou simplesmente, DEM 51, como gosta de ser chamado. De Moscou, capital do país, trouxe um pouco da cultura do grafitti e da arte de rua europeia para as terras brasileiras. Após passagens por outros países da América do Sul, como o Peru e a Bolívia, desembarcou no Brasil cheio de expectativas. Aqui, fez novos amigos, trocou experiências e deixou a sua marca com ilustrações abstratas e impressionistas.

De um pouco mais perto, mas nem tanto, Aline Herrera, a Atentamente una Fresa, compartilhou a cultura indígena do seu país, o México, com muitas cores e figuras. Na companhia apenas da sua mochila ela embarcou sozinha da Cidade do México para cá tornando-se a representante das mulheres do seu país e demais mulheres latino-americanas nesta edição do evento. Sua maior motivação é trazer outras mulheres para este espaço, que é costumeiramente ocupado por homens. “O grafitti, por si só, já é uma arte de resistência. Uma mulher grafiteira é resistência duas vezes. Enfrentamos uma série de desafios até chegarmos ao muro, tanto na questão do preconceito quanto na questão da violência. Grafitar em uma rua à noite, por exemplo, é muito mais difícil para uma mulher do que para um homem. Por isso estou aqui, para que outras mulheres possam se encorajar e somar forças”, disse.

Os equatorianos Huesos de Buda reforçam a trupe latino-americana com destaques para a cultura e para o folclore do seu país. A dupla de irmãos Pablo e Alejandro Salazar vieram de Loja, pequena cidade fronteiriça localizada ao sul do país, com um sonho na mala: deixar um pedacinho do Equador nos muros brasileiros; para eles, uma das suas principais referências no street art y muralismo. Pela primeira vez na cidade, estão bastante satisfeitos com a receptividade do público e com a estrutura do evento.

Dos brasileiros, os trabalhos que chamaram mais a atenção do público foram os de John Viana, o John, mineiro de Belo Horizonte que homenageou o filho com um mural realista, de Marcelo Gomes de Assis, o Gud Assis, da mesma cidade, com intervenções com o foco nas temáticas social e ambiental e do paulista Marcelo Valentim, mais conhecido como Mazola Marcnou. Com apenas dois anos de trabalho em grafitti ele surpreendeu a todos pela leveza dos traços e pelo realismo ao ilustrar um rosto negro. Um dos principais fomentadores do grafitti no município, o rio-grandino Ene 3, também deixou a sua contribuição para o evento com um belo grafite.

Nas pick-ups, o som ficou por conta dos Dj’s Micha e Magreen, combustível e inspiração para os artistas que, apesar da chuva de sábado, acompanharam as batidas em um ritmo bastante acelerado em dois dias de intenso trabalho. Os músicos também participaram da edição especial da Batalha da Xavier, que teve uma finalíssima disputada por duas mulheres, as MC’s Júlia e Mística, que levou a melhor e faturou a premiação. Foodtrucks e beertrucks apresentaram boas alternativas de comidas e bebidas no local do evento.

Dentre as autoridades presentes, além de outras lideranças de governo, destacam-se o secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, o prefeito Municipal Alexandre Lindenmeyer, e a presidente da Comissão dos 280 anos do município, Eunice Lindenmeyer. Em sua página no Facebook, o Chefe do Executivo rio-grandino destacou a satisfação em receber um evento de tal porte no município “Rio Grande, a cidade das cores, da arte de rua e do grafitti. Grande orgulho receber mais um evento internacional Meeting Of Styles na nossa cidade”, salientou.

O Meeting Of Styles Brasil possui a curadoria de Lucas Stuczynski e da A.M.E Produções e é uma realização conjunta com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura. O evento possui o patrocínio master da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o apoio do Porto do Rio Grande, da Universidade Federal do Rio Grande, da Sagres Agenciamentos Marítimos, Flame Insane Studio, Eskis Cult Oficiel, Urbann Boards, Usthemp, Racor Imagens, Centro de Cultura Libertária da Azenha, Garden Grill e Oceano FM Rio Grande.












Nenhum comentário:

Postar um comentário