Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A sonoridade do interior na voz de Cardo Peixoto



Cardo Peixoto, natural de Pelotas e residente em Caxias do Sul, figura já conhecida do público rio-grandino, trouxe ao Multipalco da Avenida Rio Grande, neste último domingo (14), a sonoridade presente nos recantos e interiores das cidades brasileiras. 

Ao apresentar o álbum “Menino Brasileiro”, projeto nascido no ano de 2016, Cardo buscou em seu repertório, composições próximas a vivência genuína e típica de todo menino de interior: contidas na espontaneidade dos costumes e na beleza das relações. Ele explica a escolha do título: “é o que tem em mim de mais antigo, é essa herança de interior, porque nasci e fui criado no interior. Eu tenho eu mim essas coisas, foi só uma questão de buscar em mim esse menino brasileiro”.

O músico gaúcho, com 30 anos de carreira, expõe a característica de suas criações, um material baseado na identidade regional, a partir da impressão e do testemunho de ritmos e temas relativos aos recônditos brasileiros: “geralmente quando componho eu não trabalho com fatos exatamente, mas com impressões, que podem ser minhas como podem ter sido testemunhadas. É a minha impressão das coisas. Essas coisas do interior, a questão da simplicidade, de honra, dos laços afetivos, da religiosidade, do compromisso e do respeito com a terra, com os animais. Todas essas coisas foram trazendo o ambiente para esse menino brasileiro e quanto mais eu formava essa paisagem sonora, mais eu me percebia dentro dela, o que, pra mim, em determinado momento foi uma surpresa”, conta.

 Além disso, Cardo aproximou-se em 2016 do Projeto Dandô - músicos que circulam em vários lugares e que são recebidos por outros músicos -, o que acabou contribuindo efetivamente na produção e composição de seus últimos trabalhos. “É um processo que os próprios músicos gerenciam e que já está indo para o 5º ano. Lá em Caxias a gente recebe esse projeto, eu hoje sou coordenador lá na cidade, está em vários lugares do Brasil e hoje também no Chile e na Argentina”, explica.

Pelo terceiro ano, Cardo Peixoto participa do Verão Cultural e diz que adora estar no Cassino, tocar suas músicas para o público que sempre o recebe com entusiasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário