Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 7 de março de 2018

ABERTURA DE EXPOSIÇÃO


Abre no próximo dia 08 de março, às 16 horas, na Sala Multiuso da Prefeitura Municipal, a exposição fotográfica “No Sagrado Feminino, o Terreiro Revelado”,uma realização da Prefeitura Municipal,através da Secretaria de Município da Cultura e do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen.



A exposição “No Sagrado Feminino, o Terreiro Revelado” nasce da curiosidade de conhecer mais de perto as Ialorixás da cidade do Rio Grande. Na impossibilidade de trazer todas, 13 mulheres foram convidadas, por certo representando todo o rico universo de mães de santo atuantes na cidade, praticando uma religiosidade que representa resistência, cultura, amorosidade e respeito às tradições.
A preparação da exposição durou de maio a dezembro, com a visita a cada uma delas, registro fotográfico e gravação, em vídeo, de uma entrevista básica, onde elas relataram um pouco da sua história junto à religião, e o que pensam sobre racismo, preconceito e a importância da união de todos e todas para enfrentar a intolerância religiosa.
O fotógrafo convidado para esta missão foi o Aldivo Mendes, profissional que dispensa qualquer apresentação, tendo um trabalho sólido, dedicado à história, arte e eventos na cidade. Ele fotografou e gravou nossas conversas, que resultaram em um vídeo que poderá ser apreciado ao longo da exposição.
A mostra faz parte da programação do Março Lilás e pode ser visitada até o dia 29 de março, no horário de funcionamento da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário