Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

VOCÊ ME CONHECE?

O projeto VOCÊ ME CONHECE? é desenvolvido pela Secretaria de Município da Cultura, por meio do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, e tem por objetivo mostrar para a comunidade as personalidades que construíram a história do município do Rio Grande. Eles estão pelas praças, parques, ruas, escolas e muitas pessoas sequer os conhecem, ou sabem o quanto contribuíram para os dias atuais e continuarão a inspirar as futuras gerações.

Começamos com Rita Lobato, a rio-grandina que foi a primeira médica formada no Brasil e segunda na América Latina.




Rita Lobato

Rita Lobato nasceu no Rio Grande em 1867. Iniciou seus estudos em Medicina, após o decreto imperial nº 7247, de 19 de abril de 1879, rubricado por D. Pedro II, que acabava com a discriminação contra mulheres no ensino superior.
Iniciou o curso na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde cursou o primeiro ano, transferindo-se depois para a Faculdade de Medicina de Salvador, Bahia. Venceu a hostilidade inicial dos colegas e professores e foi a única mulher a se formar quatro anos depois, em 1887. Tornou-se, nesta data, a primeira mulher brasileira e a segunda latino-americana a obter diploma de médica, após defender o trabalho de conclusão sobre A operação cesariana.
Em homenagem ao legado da mãe, que morreu durante o parto de seu irmão caçula, Rita se dedicou à caridade, prestando serviços gratuitos e até fornecendo medicamentos gratuitos.
Com a abertura dos votos para as mulheres e depois da morte do marido, Rita, então com seus 70 anos, ingressou na carreira política, tornando-se vereadora em Rio Pardo pelo Partido Libertador em 1935 e exerceu seu mandato até a implantação do Estado Novo em 1937, que fechou as câmaras municipais.
Faleceu aos 87 anos de idade.

http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/primeira-medica-saiu-da-instituicao-em-1887/

Para saber mais...
Neves, Décio Vignoli das. Vultos do Rio Grande. 2º tomo. Caxias do Sul: Gráfica da UCS,1987.




Nenhum comentário:

Postar um comentário